A Divisão de Bem-Estar Animal – DBEA, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abrirá cadastro para interessados em castrar seus animais de estimação, cães e gatos, gratuitamente. Será possível cadastrar até cinco animais por CPF. Os interessados em castrar seus animais deverão comparecer neste sábado, dia 24 de junho, das 8h às 16h, com cópias dos documentos RG, CPF ou CNH e comprovante de endereço, na avenida Eduardo Andrea Matarazzo, 4255 (Via Norte).
Um dos critérios para a castração é que os animais não sejam braquiocefálicos, ou seja, raças conhecidas pelo “focinho achatado”, como Pug, Shih tzu, Bulldog (inglês, francês, campeiro), Pequinês, Boxer, entre outras raças que necessitam do uso de anestesia inalatória, tipo específico de sedação que não será oferecido pelas clínicas veterinárias vencedoras do processo licitatório para a ação de castração. A medida visa à segurança do animal e eficiência do procedimento.
Conforme explica a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Viviane Alexandre, são muitos os benefícios para realizar a castração dos animais, como a redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, como neoplasias e piometra (infecção uterina); redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a raiva e a leishmaniose; diminuição do abandono de animais devido a nascimentos indesejados, entre outros.
A inscrição será validada somente com a apresentação de todos os documentos citados. As castrações serão realizadas por uma empresa terceirizada, vencedora de processo licitatório realizado por pregão eletrônico. A data, horário e local da castração serão fornecidos no dia da inscrição. Mais informações pelo telefone da Divisão de Bem-Estar Animal: (16) 3628-2778.