Alunos do curso de Biologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de São Vicente, entraram em greve nesta quinta-feira (22). Eles alegam que não tiveram nenhuma reivindicação atendida pela unidade de ensino. A medida foi decidida em assembleia estudantil e deve seguir até o sábado (24).
De acordo com os alunos, as reivindicações são em busca de condições mínimas para a permanência dos estudantes na universidade, como a construção de um restaurante, com as refeições básicas e o auxílio permanência, que consiste em uma ajuda financeira de apoio ao estudante, no valor entre R$ 700 e R$ 800.
Além disso, os alunos também pedem transparência quanto a construção do novo prédio, apoio psicológico apropriado, orientação profissional aos professores quanto aos neurodivergentes, garantia das atividades culturais e esportivas no campus e gestão democrática com participação igualitária do corpo discente.
Os alunos relataram que ficam o dia todo na universidade, mas precisam de apoio, para terem condições de estudo, não sobre a saúde física, como a mental.
Resposta
A THMais procurou a Universidade Estadual Paulista, para falar sobre o tema. Por meio de nota, ela informou que a direção do Campus de São Vicente está conversando constantemente com os alunos.
Também informou que as reivindicações foram incluídas para discussão em reunião da Congregação, órgão máximo de deliberações do campus, a ser realizada nesta sexta-feira, dia 23.
Como a Unesp é uma universidade multicâmpus, algumas reivindicações são debatidas no nível da administração central da Universidade, que agora contará com a participação de representantes dos próprios estudantes.
Os debates em torno das questões de segurança alimentar, no âmbito da Comissão para a Elaboração da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sans) da Unesp, e da Permanência Estudantil, no âmbito da Coordenadoria de Permanência Estudantil, são considerados prioritários dentro da Universidade e os investimentos realizados nos últimos dois anos, com ampliação ou criação de espaço orçamentário para essas rubricas, atestam tal ponto.