São Paulo tem convivido com o sério problema envolvendo a bactéria Rickettsia rickettsii, popularmente chamada de febre maculosa. Em Bertioga, embora nenhum caso tenha sido notificado ou suspeito, o alerta já está emitido.
A febre maculosa é transmitida aos humanos por intermédio de picadas de carrapatos contaminados do tipo Amblyomma popularmente conhecido como ‘carrapato estrela’ e que pode levar inclusive à morte ganhou o noticiário de todo o Brasil nas últimas semanas.
Para que haja a contaminação o carrapato precisa estar fixado no corpo humano por média de quatro horas e os sintomas podem surgir entre dois e 14 dias, são eles: febre alta, dor de cabeça (cefaleia), calafrios, dores no corpo, conjuntivite, náuseas e vômitos, insonia e dificuldade para descansar, e inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.
Como evitar a doença
Entre as recomendações para dificultar a infecção estão evitar caminhar, sentar ou deitar em áreas que possam ter carrapatos como margem de rios, lagos, barragens e áreas de pastagens. Quando em casa, aparar o gramado dos jardins o mais rente do solo possível é uma alternativa para o artrópode não se acomodar em sombras (o sol impede a proliferação do carrapato).
Manter o animal de estimação limpo e asseado é outra boa recomendação bem como evitar passear em áreas de infestação, uma vez que ele pode levar os carrapatos para dentro de casa.
Caso tenha que frequentar área de risco o ideal é usar botas, camisa de manga longa e calça comprida, de cores claras, com a barra da calça dentro das meias.
Como retirar o carrapato do corpo?
Um dos estágios de crescimento do carrapato (micuim) é de difícil visualização. Por esse motivo o banho quente com a bucha vegetal é uma alternativa para retirá-lo. Falando em retirar, para não se contaminar evite espremê-lo com as unhas, não encoste objetos aquecidos na pele, retire o carrapato com uma pinça fazendo leves torções e após retirá-lo jogue-o ao fogo ou em um frasco com álcool.
Tratamento
Procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para confirmar a doença e iniciar o tratamento é imprescindível para evitar a evolução dos sintomas uma vez que a doença pode levar a sequelas e em casos mais graves ao óbito.
O tratamento médico deve ser iniciado em até 5 dias após o inicio dos sintomas e o paciente deve passar informações complementares na consulta, entre elas as cidades e regiões visitadas no período pré-infeccioso.