Considerada uma das maiores e mais completas artistas do nosso país, lenda viva da cultura brasileira e um importante expoente da cultura afro-brasileira, a cantora e atriz Zezé Motta completa 79 anos neste 27 de junho.
Muito premiada e com forte atuação no teatro desde os anos 60, Zezé tem também uma importância histórica para a música popular brasileira.
Zezé Motta
Nascida em Campos dos Goytacazes, interior fluminense, ela formou-se como atriz pelo Teatro Tablado, e fez sua estreia profissional na peça Roda Viva, de Chico Buarque, em 1967, com direção de José Celso Martinez Corrêa. A peça foi também a primeira incursão de Chico na área da dramaturgia.
Logo neste primeiro trabalho, Zezé Motta foi reconhecida por seu talento e por sua potência vocal, seguindo também uma carreira profissional como cantora.
No mesmo ano, estreou na televisão – na novela da TV Tupi, Beto Rockfeller – e passou a integrar o elenco de algumas novelas e longas metragens, até ser aclamada nacionalmente por sua atuação no filme Xica da Silva, de Cacá Diegues, em 1976.
Por sua atuação no longa, foi escolhida como:
- Melhor Atriz no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;
- no Prêmio Coruja de Ouro, criado pelo Instituto Nacional de Cinema;
- no Prêmio Air France de de Cinema;
- e no Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
No teatro, ainda atuou em diversas peças como:
- A Moreninha (1968);
- Hamlet e A vida escrachada de Joana Martine e Baby Stompanato (1969);
- Arena Conta Bolívar (1970);
- Um Grito de Liberdade e Godspell (1974);
- Orfeu Negro (1976);
- e 7 – O Musical (2007).
Também participou de mais de 40 projetos na televisao. Entre eles, as novelas:
- Corpo a Corpo;
- A Próxima Vítima;
- Xica da Silva – dessa vez interpretada por Taís Araújo e com Zezé no papel de sua mãe e também interpretando a canção tema de Xica;
- Corpo Dourado;
- Porto dos Milagres;
- e O Outro Lado do Paraíso.
Além disso, Zezé participou de mais de 40 filmes, como:
- A Força do Xangô;
- Para Viver um Grande Amor;
- Anjos da Noite;
- Orfeu;
- Bróder;
- Irmã Dulce;
- Deus é Brasileiro;
- e Alemão 2.
A carreira de Zezé Motta como cantora
Sua carreira de cantora teve início em 1971, em casas noturnas paulistanas. Seu pai, que era motorista, também escrevia músicas e cantava eventualmente na noite quando estava de folga do trabalho, e incentivou Zezé Motta a cantar e compor.
Em 1975, a artista lançou seu primeiro disco, em parceria com Gerson Conrad, que integrou o conjunto Secos & Molhados. Em 78, seu primeiro disco solo traz composições de:
- Luiz Melodia;
- Leci Brandão;
- Gilberto Gil;
- Caetano Veloso;
- Moraes Moreira;
- e Rita Lee, entre outros.
Em mais de 50 anos de carreira, Zezé Motta gravou mais de 10 álbuns, sendo o mais recente: O Samba Mandou me Chamar, de 2018.
Uma curiosidade é que – com sua bela e potente voz – Zezé interpretou a canção tema do filme Rei Leão, Circle of Life, em português (Ciclo da Vida), em 1994, e também dublou a vilã Úrsula, no filme A Pequena Sereia, outro clássico da Disney, de 1989.
Prêmios
Em 2007, Zezé Motta foi agraciada com o Troféu Oscarito pelo Festival de Gramado, prêmio destinado aos maiores contribuintes do cinema nacional, e em 2019, recebeu um prêmio Grande Otelo Honorário.
Símbolo de luta e resistência, é uma das maiores ativistas do movimento negro no Brasil e trabalha incansavelmente até os dias de hoje por mais espaço para o ator negro na teledramaturgia nacional.
Militante do Movimento Negro Unificado (MNU), Zezé Motta denunciou racismos e atuou ativamente para combatê-lo, organizando – por exemplo – um grande arquivo de atores e atrizes negros e negras e participando ativamente de discussões sobre o papel dos negros na teledramaturgia.
Atualmente, Zezé está gravando um disco com as canções do seu show Coração Vagabundo, no qual interpreta músicas de Caetano Veloso.
Viva, Zezé Motta!