O Choro leva aquele som de leveza e uma inspiração romântica. O gênero musical genuinamente brasileiro tem a sua data comemorativa, que é 28 de junho, onde é comemorado o Dia Estadual do Choro. Em Santos, tem programação especial que começa nesta quarta-feira (28).
Segundo a administração, a programação começa às 20h, no Teatro Guarany, com a apresentação ‘Choro em Orquestra’. A retirada de ingressos será realizada a partir das 19h, na bilheteria do teatro.
O espetáculo, dirigido musicalmente por Arizinho 7 Cordas e Caio Forster, contará com a participação de 20 instrumentistas e da cantora Preta Jô. A formação reúne no palco piano, flautas, saxofones, clarinete, violões, cavaquinhos, violino, viola, bandolim e pandeiro, com composições de Garoto no repertório.
Na quinta-feira (29), a programação segue na sede do Clube do Choro, com o espetáculo ‘Regional do Clube – Homenagem ao Centenário de Waldir Azevedo’, também às 20h. O cavaquinista homenageado é autor de canções imortais como ‘Brasileirinho’, ‘Delicado’ e ‘Pedacinhos do Céu’. Waldir deixou mais de 200 gravações instrumentais e cerca de 70 composições.
Já no sábado (1), também na sede do Clube, às 15h, um painel debaterá o tema ‘Patrimônio Cultural como propulsor de uma economia sustentável’. Na sequência, acontece apresentação musical de Alessandro Penezzi e Luizinho 7 Cordas, a partir das 18h. Todas as atividades são de graça.
Confira a programação completa
- Quarta-feira (28) – Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100)
20h – Cerimônia de abertura
20h30 – Show Choro em Orquestra – direção musical de Arizinho 7 Cordas e Caio Forster - Quinta-feira (29) – Clube do Choro de Santos (Bulevar da Rua XV de Novembro, 68)
20h – Show Regional do Clube – Homenagem ao Centenário de Waldir Azevedo - Sábado (1) – Clube do Choro de Santos (Bulevar da Rua XV de Novembro, 68)
15h – Painel de diálogo – Tema: Patrimônio Cultural como propulsor de uma economia sustentável. Mediação: Arminda Augusto, gerente de projetos e relações institucionais do Grupo A Tribuna de Comunicação.
18h – Show de encerramento com Alessandro Penezzi e Luizinho 7 Cordas
O Dia Estadual do Choro teve a data instituída em 2008, pela Lei Estadual nº 13.447. Ela é comemorada todo 28 de junho, em razão do nascimento do compositor e multi-instrumentista Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto.