Oi, eu sou a Roberta Campos e te convido a entrar no MULTIVERSOS da Romaria, uma composição de Renato Teixeira, famosa na voz de Elis Regina.
A história da música “Romaria”, de Renato Teixeira
Renato Teixeira conta que escreveu a letra de Romaria rapidamente, na mesinha da sala de sua casa, inspirado no sentimento dos Romeiros e junto a música caipira que já era muito importante na sua carreira.
Encantado pela devoção dos Romeiros e a força da fé daquele povo, foi que se inspirou para compor a canção.
É uma composição feita em 1974 que ficou guardada até o ano de 1977. Nesse ano, Renato enviou uma fita K7 para Elis Regina, onde tinham algumas canções e Romaria fazia parte dessa seleção. Elis estava entrando em estúdio. Grávida de Maria Rita, ficou extremamente tocada com a música e decidiu grava-la imediatamente.
Renato conta que soube através de Elis, que Pedro Mariano também amava a canção e pedia várias vezes por dia para ouvir a música da “Pirapora”.
Logo após a gravação de Elis, Renato estava num bar tomando café e ouviu um rapaz assoviar a canção. Sua primeira reação foi ficar invocado, pensou:
“Por que esse cara está assoviando minha música?”.
Logo a ficha caiu. Romaria se tornou um sucesso, é uma das canções mais regravadas na Musica Popular Brasileira.
Segundo o ECAD são mais de 100 regravações, colocando Renato Teixeira ao lado de grandes mestres, como Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Cartola, Tom Jobim e Ari Barroso.
Letra de “Romaria”, de Renato Teixeira
É de sonho e de póO destino de um só Feito eu perdido em pensamentos Sobre o meu cavaloÉ de laço e de nóDe gibeira o jiló Dessa vida cumprida a solSou caipira, pira, poraNossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura E funda o trem da minha vidaSou caipira, pira, poraNossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura E funda o trem da minha vidaO meu pai foi peão, minha mãe solidãoMeus irmãos perderam-se na vida A custa de aventuras Descasei, joguei, investi, desisti Se há sorte eu não sei, nunca viSou caipira, pira, poraNossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura E funda o trem da minha vidaSou caipira, pira, poraNossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura E funda o trem da minha vidaMe disseram, porém, que eu viesse aquiPra pedir de romaria e prece Paz nos desaventos Como eu não sei rezar, só queria mostrar Meu olhar, meu olhar, meu olharSou caipira, pira, poraNossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura E funda o trem da minha vidaSou caipira, pira, poraNossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura E funda o trem da minha vidaSou caipira, pira, poraNossa Senhora de Aparecida