RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

USP propõe criação de Provão Paulista como opção de vestibular na rede pública

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A USP (Universidade de São Paulo) protocolou junto à secretaria estadual de educação paulista a intenção de oferecer um vestibular seriado como forma de ingresso em seus cursos de graduação.

O exame deve ser aplicado a estudantes durante 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas a partir deste ano.

Chamado Provão Paulista, o projeto ainda tenta adesão de Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Para a primeira edição, com ingresso em 2024, a USP planeja oferecer 1.500 vagas, das quais 555 serão destinadas para estudantes pretos, pardos e indígenas.

A intenção dos gestores da universidade paulista é conquistar alunos da rede pública. Aluísio Segurado, pró-reitor de graduação, diz que apenas 16% dos 400 mil alunos que concluíram o ensino médio público em 2022 participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e 8,7% da Fuvest.

Para garantir a permanência desses estudantes na USP, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) cogita oferecer bolsas de estudos de R$ 800 mensais. Também são negociadas vagas de estágio remunerado –inicialmente R$ 2.100 mensais– para estudantes dos 28 cursos de licenciatura oferecidos na instituição.

Segundo o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, as negociações com o governo de São Paulo deverão ter continuidade e detalhes do projeto, como elaboração das provas, apresentados em reunião prevista para o dia 1º de agosto.

Nesta terça-feira (27), a USP subiu 30 posições no ranking de universidade QS World e agora é considerada a melhor instituição de ensino superior América Latina, sendo a 85° melhor do mundo.

Na edição anterior, de 2023, a universidade paulista estava na marca 115 e era a terceira mais bem colocada da América Latina, ficando atrás da UBA (Universidade de Buenos Aires) e da Unam (Universidade Nacional Autônoma do México).

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS