Conheça um pouco da história, seus benefícios e algumas espécies que são encontradas nas águas de Santos-SP e Região.
Em Santos quem pesca durante o dia pode fisgar peixes como: perna-de-moça, robalo, caratinga e baiacu, mas os que preferem a madrugada podem até conseguir um peixe-espada. Independente do horário a pesca é muito praticada em toda Baixada santista.
A partir de 2009, começou a comemoração do “Dia do Pescador”, em 29 de junho. Data que também comemora o “Dia de São Pedro”, o apóstolo pescador que também é o padroeiro.
Pescador é o profissional que utiliza varas, iscas, rede e barco de pesca, seja na água doce ou salgada, acaba garantindo o sustento de muitas famílias e também milhares de empregos.
Existem dois tipos de pesca: a artesanal, exercida pelo pescador, sozinho, em parceria ou em sociedade; e a empresarial, que contrata terceiros e, geralmente, é feita em embarcações automatizadas. A primeira é responsável pelo abastecimento do mercado interno, geralmente da comunidade local, e a segunda é voltada a processos industriais e à exportação.
Quais os benefícios da pesca?
Diversos profissionais e praticantes afirmam que reduz o estresse, aumenta o contato com a natureza e melhora a concentração.
A pesca esportiva também é um dos esportes mais acessíveis que existem. Não importa a idade, a situação financeira ou a forma física, todos podem facilmente participar.
Foto: Dinne Alves Telespectador TV Thathi Band Litoral
Imagem Realizada no Canal 5 em Santos-SP