Cerca de 150 imigrantes do Afeganistão vieram ao Brasil, para se refugiarem dos ataques que o país afegão sofria. Eles precisaram ficar abrigados em uma área do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Só que o grupo terá de deixar o local e vão ser transferidos temporariamente para Praia Grande. A mudança ocorre após um grupo ser diagnosticado com sarna.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), os cerca de 150 imigrantes afegãos, que estavam temporariamente no Aeroporto de Guarulhos, serão transferidos para Praia Grande. O acolhimento vai ser realizado nas dependências do Sindicato dos Químicos da cidade.
Ainda de acordo com a pasta, o trabalho está acontecendo em parceria com o governo de São Paulo, prefeitura de Praia Grande, Acnur, Cáritas e outras entidades da sociedade civil envolvidas com a temática. A transferência do grupo deve ocorrer ao longo do sábado (1º), com previsão de chegada às 17h.
Os afegãos vieram ao Brasil em 2021, após o regime Talibã ter retomado o poder. Temendo retaliações, milhares deles fugiram para o Brasil. Segundo o governo federal, foram emitidos 7.517 vistos de acolhida humanitária foi emitida aos afegãos. Contudo, boa parte não conseguiu vagas em abrigos e a solução foi ficar no Aeroporto de Guarulhos.
A THMais procurou a Prefeitura de Praia Grande para falar sobre o assunto e informou que a cidade vai receber o grupo. Mas destacou que ainda não foram dados detalhes sobre o tempo de permanência e o horário definitivo da chegada.
Sarna
Um surto de sarna foi confirmado no grupo de afegãos. O motivo seria as condições precárias que eles estariam submetidos.
ONG’s alegam que é necessário que o Estado ofereça uma estrutura adequada para o plano de acolhida a longo prazo.