O sonho de milhares de famílias está cada vez mais próximo. Nesta segunda-feira (3) haverá a entrega das chaves das 1.120 unidades habitacionais do futuro Conjunto Tancredo Neves III, em São Vicente. As moradias vão contemplar as famílias que viviam em comunidades de Santos e neste sábado (1º), aconteceu a assinatura do documento que garante a casa própria.
De acordo com a administração, 520 famílias que moravam no Dique da Vila Gilda e São Manoel, na Zona Noroeste de Santos, assinaram o documento que garante mais que uma moradia própria. Só que além de um teto, as residências também oferecem dignidade e um novo recomeço. Como o empreendimento está incluído no Programa Minha Casa, Minha Vida, ficarão isentos do financiamento habitacional.
A assinatura do contrato vai ocorrer em etapas para ser realizada de forma tranquila para os munícipes. O início da formalização foi concentrada no Ginásio Dale Coutinho, na Zona Noroeste, na parte da manhã, e contou com a presença do prefeito Rogério Santos e do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.
Um mutirão de profissionais da Cohab e Caixa se concentrou no atendimento. As demais famílias deverão se apresentar ao longo das próximas semanas.
Enquanto o mutirão ocorria, o sentimento das famílias era único: alegria e alívio. Todos aguardavam uma oportunidade de poderem morar em um local digno, seguro e que possa proporcionar uma mudança de vida.
Entrega
A entrega oficial das chaves está marcada para a segunda-feira (3) de manhã. Maior empreendimento habitacional de Santos dos últimos 40 anos, o conjunto Tancredo Neves foi construído em terreno cedido pela Cohab-Santista e servirá de moradia para as famílias que vivem em áreas de palafitas. Elas começam a mudar a partir do dia 5 de forma programada.
“É humanamente impossível mudar todas as famílias ao mesmo tempo, até por questão de logística e segurança. Então está tudo programado, com cronograma que tem data e horário. Então, houve todo um planejamento para que isso ocorra da melhor forma possível”, explica o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado.
No local, quatro escolas, sendo duas de ensino infantil, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, foram construídas para atender as famílias. Elas terão ainda uma unidade básica de saúde, que foi ampliada e reformada, além de uma unidade de estratégia da saúde da família, erguida ao lado da UBS.
UNIÃO DE ESFORÇOS
O prefeito Rogério Santos (PSDB) ressaltou a importância que a casa própria representa para as 1.120 famílias que receberão as chaves do futuro lar, e também para a Cidade como um todo.
“A palavra hoje é família, porque política habitacional é a melhor política social que existe. Ela representa estabilidade e segurança para as famílias. Você cria raízes quando tem sua casa própria e faz parte de uma comunidade. É uma conquista muito grande e a custo zero para as famílias, que não terão de pagar um centavo por isso. É uma mudança de vida para melhorar”.