Traz logo esse rosé com esse licor de amora, que hoje é dia de brindar à Liniker!

Traz logo esse rosé com esse licor de amora, que hoje é dia de brindar à Liniker Barros! A cantora, atriz e compositora completa 28 anos neste 3 de julho e a gente já tá fazendo a praia no quintal de casa pra celebrar a sua existência.

Liniker comemora mais um ano de vida hoje l Foto: Divulgação.
Liniker comemora mais um ano de vida hoje l Foto: Divulgação.

Nascida em Araraquara, no interior de São Paulo, Liniker flerta com a arte desde pequena. Ela via a sua mãe e tios em rodas de samba rock, algo que se tornou uma semente que viria a germinar adiante. Começou a cantar e a compor aos 15 anos, por influência dos tios – sambistas e compositores – e da mãe, professora de samba rock e grande apoio de sua carreira.

As influências do jazz, soul, MPB e samba refletem nos temas de sua vivência, como amor, transgeneridade, representatividade, negritude e ancestralidade, colocando Liniker como um corpo livre e político. 

Ela estudou na Escola Livre de Teatro, em Santo André, local responsável por fazê-la ter contato com muitas das suas camadas artísticas. 

Em 2015, a artista ficou conhecida no Brasil e internacionalmente ao colocar na internet o EP Cru, lançado sob a alcunha de Liniker e os Caramelows (Os Caramelows são a banda que acompanhava a artista) e que trouxa três faixas gravadas de forma ao vivo, entre elas, o super sucesso Zero, que atingiu dois milhões de visualizações no Youtube em dois dias, chegando hoje a mais de 41 milhões de visualizações. As outras faixas Louise Du Brésil e Caeu (todas elas são composições solo de Liniker) também ganharam milhões de visualizações rapidamente.

De lá pra cá, Liniker ganhou cada vez mais prestígio com sua voz bela, única e potente e com sua interpretação sensível e visceral. Ela rodou o país e o mundo com turnês quando lançou o álbum Remonta – via financiamento coletivo – em 2016, que traz os três sucessos do EP anterior somados a outros grandes hits, como a canção Tua, com a participação de Tássia Reis, que também é parceira de Liniker na faixa BoxOkê. 

Depois, o álbum Goela Abaixo, de 2019, contou com o patrocínio da Natura Musical e foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. O álbum traz treze faixas, entre composições de Liniker em parceria com a banda e a canção Claridades, composta por Giovani Cidreira. A faixa Bem Bom conta também com a colaboração de Mahmundi.

A partir daí, Liniker passou a investir em sua carreira-solo e  também em sua atuação como atriz. Em 2021, viveu a protagonista Cassandra, na aclamada série Manhãs de Setembro, da Amazon Prime Video. Inclusive, a sua atuação resultou em um Prêmio Geração Glamour, na categoria Atriz do Ano

Também em 2021, a artista lançou o seu primeiro disco-solo, o também aclamado Índigo Borboleta Anil – que tem a participação de Milton Nascimento, Tássia Reis, da Orquestra Jazz Sinfônica, da Orkestra Rumpilezz – do maestro Letieres Leite, entre outros – e conta com sucessos como Vitoriosa, Antes de Tudo (primeira composição da cantora, de quando tinha apenas 15 anos) e Baby 95 (parceria de Liniker com Mahmundi, Tássia Reis e Tulipa Ruiz).

O álbum venceu o Grammy Latino de 2022 na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, tornando Liniker a primeira artista trans brasileira a ganhar um Grammy Latino, um fato histórico!

Liniker também esteve no Festival Novabrasil 2022, fazendo uma participação especialíssima no show da banda Gilsons.

Viva este acontecimento que é Liniker Barros!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS