RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

LaLiga divulga mudanças para nova temporada, mas esquece combate ao racismo

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) – Em uma apresentação de uma hora e meia a respeito das novidades para a próxima temporada, LaLiga, a organização responsável pelo futebol espanhol, falou de seu novo logotipo, das novas apresentações gráficas nas transmissões, das parcerias com EA Sports e Netflix, mas não citou o racismo uma única vez.

O evento nesta segunda (3), para o qual foram convidados dezenas de jornalistas e representantes de todos os clubes que fazem parte da entidade, deixou de mencionar aquilo que, há apenas 45 dias, acarretou enorme crise na liga e no futebol do país.

Após o jogador brasileiro Vinicius Junior ter sido chamado de macaco por uma torcida barulhenta em jogo em Valência, o assunto foi comentado pelo premiê da Espanha, Pedro Sánchez, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fez a Espanha discutir se é ou não um país racista.

Ao final do evento, a reportagem questionou o presidente da LaLiga, Javier Tebas, como a organização estava se preparando para combater o racismo na nova temporada. “Fomos à Justiça nove vezes e ao Ministério Público nos últimos dois anos. O que ninguém fez, certo? Mas esse ano queremos fazer alguns temas especiais nos estádios, principalmente com o racismo em geral e com o Vinicius Junior também”, afirmou o cartola.

“E vamos ter alguns tópicos muito especiais, que não posso comentar muito publicamente, para tentar controlar esses 10, 20, 30 que fazem esses insultos racistas, para que não o façam e não voltem aos estádios.”

Após a polêmica envolvendo o brasileiro, LaLiga divulgou que pediu poderes para punir clubes cujas torcidas se manifestem de forma racista. “Nós pedimos, mas estamos esperando. Mas veja, se não tivermos poderes, faremos tudo o que pudermos e sabemos como criar estratégias para evitar esses gritos e acho que vamos conseguir mesmo que não tenhamos esses poderes”, afirmou.

A apresentação buscou marcar um momento de mudanças. “Começa uma nova era” e “Não uma mudança de símbolos, mas um símbolo de mudanças” foram os slogans marqueteiros repetidos diversas vezes pelos apresentadores.

A entidade mudou seu logotipo e a tipografia usada para escrever seu nome. “Não escrevemos LaLiga mais com letras minúsculas, porque não é para se sussurrar. LaLiga é para gritar, por isso agora usamos só letras maiúsculas”, esclareceu um dos publicitários envolvidos na nova roupagem.

Uma parceria com EA Sports, que produz o videogame Fifa, mudou o nome do campeonato da primeira divisão, agora chamado LaLiga EA Sports, assim como o da segunda, LaLiga Hypermotion, sendo este último o nome de uma tecnologia usada nos consoles. Até este ano, as divisões se chamavam LaLiga Santander e LaLiga SmartBank.

A parceria também vai inspirar as transmissões de TV, com as animações exibidas na tela –para mostrar se um atleta está impedido ou a curva da bola em um lance de falta– se aproximando do mesmo visual usado nos videogames da EA Sports.

A Netflix informou que fará uma série documental sobre o campeonato deste ano, a exemplo do que fez com a Fórmula 1 na série “Drive to Survive”. Foram apresentados os novos aplicativos para celulares e a última versão da bola Puma Orbita para a temporada de 2023-24.

E foi anunciado, enfim, um acordo entre 14 clubes da primeira divisão para que os ingressos para a torcida visitante não ultrapassem EUR 30 (R$ 158) durante a temporada.

IVAN FINOTTI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS