por Gabriela Pacheco
Motoristas e cobradores de ônibus cruzaram os braços, na manhã desta terça-feira (04), em São José dos Campos. O protesto durou cerca de 4 horas e alterou a rotina de quem depende do transporte público pela manhã. Toda a frota disponível ficou paralisada.
O motivo da paralisação, segundo o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, é a falta de transparência da Prefeitura e da empresa responsável pela frota de ônibus pela contratação de funcionários terceirizados. Os trabalhadores também reivindicam equiparação salarial entre eles.
Depois de uma assembleia em frente a garagem da empresa, os trabalhadores decidiram retomar as atividades por volta de 8 horas da manhã, quando os pontos de ônibus já estavam lotados de passageiros.
A Prefeitura de São José dos Campos respondeu, por meio de nota, que foi surpreendida com a paralisação do transporte coletivo na cidade e que irá acionar a justiça para responsabilizar o sindicato por ter interrompido a circulação dos ônibus sem o aviso prévio. A Prefeitura reforça ainda que o transporte coletivo é um direito do cidadão e um serviço essencial, por tanto deveria ter um percentual mínimo da frota rodando.
A Busvale, empresa que administra o transporte coletivo em São José, disse que não vai se pronunciar.
Veja o vídeo do protesto dos motoristas do transporte público:
*supervisionado por José Guilherme Camargo