Pescadores foram surpreendidos com a aparição de um filhote de lontra, em Mongaguá. O animal estava sem ferimentos e foi entregue aos funcionários do Parque Ecológico da cidade, onde recebeu os primeiros cuidados veterinários.
Segundo informações, o animal estava próximo a plataforma de pesca da cidade, no último sábado (1º). Os pescadores, ao verem o animal perdido, recolheram a lontra e levaram até o parque ecológico. A equipe do parque procurou o Centro de Triagem de Animais Silvestres Juréia-Peruíbe (Cetas), do Instituto Ambiecco, que solicitou ajuda da Guarda Civil Municipal para transportar o animal silvestre até o local.
No domingo (2), o filhote foi transferido para o Cetas. Ele recebeu os cuidados alimentares, com dieta adequada e suplementação, além de ser aquecido a temperatura ambiente.
De acordo com o Instituto, os filhotes órfãos requerem cuidados que, naturalmente, seriam oferecidos pelos pais. Ainda segundo o órgão, foi iniciado um processo de cuidados para garantir a sobrevivência e o crescimento do animal. A lontra bebê quando estiver bem será devolvida à natureza.