O São Paulo saiu na frente na vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. Nessa quarta-feira (5), o Tricolor encarou o Palmeiras, pelas oitavas de final, no Morumbi e com um belo gol de Rafinha nos minutos finais, o Tricolor venceu por 1 a 0, garantindo a possibilidade de empatar no jogo de volta, no Allianz Parque. Já o Verdão terá de vencer por dois ou mais gols para se classificar. Uma vitória por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
O primeiro tempo começou com o Palmeiras tomando a iniciativa e quase abriu o placar com Dudu, que cabeceou com perigo. O São Paulo demorou, mas conseguiu reagir com Calleri, que deu um chapéu no goleiro Weverton, mas pecou na finalização. O Tricolor passou a dominar e achou mais espaços para criar e levou perigo em uma finalização de fora da área de Wellington Rato, que foi defendida pelo goleiro palmeirense.
No segundo tempo, o técnico Dorival Júnior precisou trocar o time, devido a problemas físicos. Rodriguinho, Alisson e Juan entraram nos lugares de Gabi Neves, Luciano e Calleri. Logo aos três minutos, Caio Paulista fez jogada individual e chutou por cima do gol palmeirense. Com mais presença ofensiva e sem ser pressionado pelo Verdão, o São Paulo quase abriu o placar aos 33 minutos. Juan dividiu na grande área e rolou para Wellington Rato, que teve finalização desviada por Luan em cima da linha.
Mas o gol da vitória são-paulina saiu três minutos depois: Rafinha arriscou de fora da área e contou com desvio em Luan para acertar o ângulo e marcar um lindo gol.
O resultado dá ao São Paulo a vantagem de poder empatar no estádio palmeirense, na semana que vem, para garantir a classificação. Uma vitória do Verdão por um gol de diferença leva a decisão para as cobranças de pênaltis. Os palmeirenses garantem a vaga no tempo normal em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença. As duas equipes agora se enfrentam no Allianz Parque na próxima quinta-feira (13).