Duas cargas de açúcar foram furtadas dentro de um terminal no Porto de Santos. Ao todo, 4,5 toneladas do produto foi levado e para não serem flagrados, eles trocaram o açúcar por areia. Dois motoristas chegaram a ser detidos, mas não foram presos.
Segundo o boletim de ocorrência, os bandidos teriam acessado a mercadoria transportada e para disfarçarem, trocaram a carga com a areia, inclusive com o mesmo peso e assim fugiram.
Especialistas dizem que este delito gera maior gravidade quando os carregamentos são contaminados por substâncias que comprometem a sua qualidade e a segurança ao consumo humano.
Além dos prejuízos materiais, este crime gera danos ao comércio exterior do Brasil.
O crime teria ocorrido no sábado (1º), quando motoristas vieram de Mendonça, Interior de São Paulo, vieram ao terminal, transportando 41,2 toneladas e 34 toneladas de açúcar. Eles foram avaliados em R$ 99 mil e R$ 81,6 mil.
A perícia foi acionada e ficou constatado que 512 Kg e pouco mais de quatro toneladas foram furtadas. A Guarda Portuária foi acionada e os motoristas foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Os caminhoneiros negaram a participação do furto e alegaram que a responsabilidade é da usina. Eles contaram que fizeram o transporte até o terminal portuário.
A Delegacia de Polícia do Porto de Santos está investigando o caso. A THMais procurou a empresa Corredor Logística e Infraestrutura, para comentar sobre o caso, mas até a publicação desta reportagem, não houve retorno. Assim que responderem, terão a resposta divulgada.