RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Em 2022, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro instituiu na cidade o Dia do Zé Pelintra, que será comemorado oficialmente pela primeira vez neste 7 de julho, sexta-feira.
Zé Pelintra é uma entidade espiritual adotada pela Umbanda, mas que surgiu no Catimbó, crença de origem nordestina.
Orixá da traquinagem, da brincadeira e da diversão, ele é considerado o patrono dos bares, dos locais de jogo e das sarjetas.
Sua imagem é a personificação do malandro: terno branco, sapatos bicolores, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá com fita vermelha ou preta.
Seguidores de Zé Pelintra, conhecido também como o “advogado dos pobres”, costumam invocá-lo em questões de finanças e de negócios.
Segundo o vereador Átila Nunes (PSD), que criou com o colega Tarcísio Motta (PSOL) o projeto de lei que instituiu a data, a intenção é que ela seja “aproveitada para os festejos tradicionais, a unificação entre lideranças religiosas e instituições que sofrem com intolerância religiosa, racismo e xenofobia”.
Confira, abaixo, três lugares para comemorar o Dia do Zé Pelintra no Rio.
*
SANTUÁRIO DO ZÉ PELINTRA
Idealizado em 2015, o monumento aberto ao público foi tombado como Patrimônio Material Carioca em 2022.
Ladeira de Santa Teresa, 1, Lapa, centro.
@santuariodozepelintraoficial
BAR CASA DE MALANDRO
A data será comemorada com roda de samba do projeto “Salve a Malandragem!” e presença dos representantes do Santuário do Zé Pelintra.
R. Clara Nunes, 61, Madureira, zona norte.
Sex (7), a partir das 20h.
@casademalandrobar
PRAÇA DA HARMONIA (CORONEL ASSUNÇÃO)
A Unica (União Umbandista Luz Caridade e Amor) celebra o Dia do Zé Pelintra com gira de malandros, expositores e roda de samba.
R. do Propósito, 231, Gamboa, zona norte.
Sáb (8), a partir das 12h.
@unicaumbanda
RAFAEL CAPANEMA / Folhapress