O macaco foi recuperado pela Guarda Municipal de Americana na tarde desta sexta-feira (07/07). O caso foi acompanhado pela organização “Cadeia para Maus Tratos”.
A Gcm havia recebido uma denúncia anônima de venda ilegal de animais silvestres. O suspeito, que estava num carro, foi identificado e abordado. O sagui estava dentro do veículo.
A equipe da organização foi até o local, e ajudou na recuperação e acolhimento do animal. O criminoso foi detido e levado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade.
O tráfico de animais silvestres no Brasil, segundo dados do IBAMA, provoca a retirada anual de aproximadamente 38 milhões de exemplares das florestas e matas. Destes, cerca de 4 milhões são comercializados ilegalmente.
O alto índice de retirada dos animais de seu habitat coloca em risco de extinção um número cada vez maior de animais, além de contribuir com a exploração econômica de florestas.
Os animais capturados no Brasil, em sua maioria, são comercializados no território brasileiro, sendo que as regiões mais afetadas são o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Dessa forma, os biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia são os mais afetados, além do Pantanal.