Comunicar melhor para conter as mudanças climáticas

A vice-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança do Clima) Thelma Krug disse ao Nova Manhã que a velocidade atual das mudanças climáticas e seus impactos requerem que a ciência mude a forma de se comunicar, para ajudar o mundo a tomar medidas mais rápidas e eficientes no combate às emissões de gases de efeito estufa. “Nós produzimos enciclopédias de conhecimento científico, mas será que todos leem? E, se leem, será que o fazem a tempo de tomar ações efetivas?”

Ela alerta que os esforços feitos até hoje não são suficientes para limitar as emissões e defende uma comunicação mais concisa e inovadora do IPCC.


Matemática e ex-pesquisadora do INPE, a brasileira Thelma Krug pode se tornar a primeira mulher e primeira representante da América Latina a presidir o IPCC – painel criado em 1988 pelas Nações Unidas para fornecer aos governos, em todos os níveis, informações científicas que possam ser usadas para desenvolver políticas climáticas. A eleição para a presidência do IPCC acontece no fim de julho.
Confira aqui a entrevista.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS