Mesmo com uma história de mais de 30 anos em Ribeirão Preto, o rúgbi ainda é desconhecido de boa parte da população. Para mudar isso e ampliar o alcance de suas categorias de base, o clube da cidade, Raça Rugby Ribeirão, realiza neste sábado (15), a partir das 10 horas, o Rugby Day Kids, um evento para toda a família que envolve treino para crianças e jovens e um jogo amistoso juvenil contra o time do projeto “Descobrindo o Rugby”, de São Carlos.
O Rugby Day Kid será realizado no Conjunto Esportivo “Manoel Freitas Câmara”, rua Primo Furquim, nº 180, Jd. Independência e inclui além do jogo amistoso brincadeiras didáticas e treino coletivo comandados pelo educador físico e treinador das categorias de base de Ribeirão Preto, Jean Ferrarini. Ao final, os atletas participam do tradicional “terceiro tempo”, com hamburguer e refrigerante.
Base
O projeto de categorias de base foi retomado pela atual diretoria do clube para formar novos atletas com raízes em locais. “O rúgbi em Ribeirão, como em outras cidades do Brasil, tem uma tradição universitária importante. Mas essa característica também não ajuda a fixar os atletas aqui pois muitos vão embora depois de formados”, explica o presidente do Ribeirão Rugby, Marcos Weiske.
O projeto de formação é resultado de uma parceria com a AMAI – Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Independência e Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto. Com isso, os treinos são realizados no Conjunto Esportivo “Manoel Freitas Câmara”, todas as segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h.
O Raça Rugby é quem financia o trabalho do treinador Jean Ferrarini, educador físico com duas décadas e experiência na modalidade e formação técnica no Pasteur Athletique Club, um dos clubes mais vencedores da capital paulista. Lá, Ferrarini atuou em projetos de desenvolvimento de categorias de base e retenção de atletas.
As categorias de base de Ribeirão Preto também passam a contar este mês com a Coordenação Técnica de Philipe Bosch, natural da França, possui no currículo passagem pela equipe de treinadores da Federação de Rugby da Costa Rica, onde conduziu justamente o projeto da equipe juvenil. Como atleta, jogo profissionalmente na França, Reino Unido e Nova Zelândia.
Novos atletas
Os times masculino e feminino adultos também seguem abertos para novos atletas que tenham ou não experiência na modalidade. “Temos um projeto de aproximar rúgbi da população de Ribeirão Preto, difundindo a prática do esporte que é democrático e preza por valores como integridade, solidariedade, disciplina e respeito”, afirma o presidente do Raça Rugby, Marcos Weiske.
Os times adultos do Raça Rugby contam com elenco de cerca de 30 atletas no masculino e 20 no feminino que se alternam em treinamentos nos campos da Cava do Bosque e do Centro Universitário Moura Lacerda.
Apoio
O Raça Rugby Ribeirão conta com o patrocínio de OPA Comunicação, CHF Painéis e Cervejaria SP-330 e apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da Secretaria de Esportes, AMAI – Associação Dos Moradores e Amigos do Jardim Independência, Centro Universitário Moura Lacerda e Santa Cruz Distribuidora.
Serviço
Treinos categorias de base: segundas e quartas, das 15h às 18h (Conjunto Esportivo “Manoel Freitas Câmara”, rua Primo Furquim, nº 180, Jd. Independência).
Treinos masculino: terça e quinta, das 20h às 22h. (Moura Lacerda)
Treinos feminino: Segunda e sexta-feira das 20h às 22h. (Cava do Bosque e Moura Lacerda)