VÍDEO – Cidades da Baixada Santista sofrem com fortes ventos durante a madrugada

Foto: Reprodução / Aconteceu em Bertioga / Anderson Abreu

As cidades da Baixada Santista registram várias ocorrências na madrugada desta quinta-feira (13), devido aos fortes ventos que atingiram o Litoral de São Paulo, por conta de um ciclone extratropical, que passou na região Sul do Brasil.

Por conta dos ventos, a Autoridade Portuária de Santos (APS) registrou uma queda pontual de energia, e, além disso, parte do alambrado da ciclovia caiu, perto da Estátua do Trabalhador. A travessia de barcas entre Santos e Guarujá ficou paralisada entre 3h20 e 4h20, mas por volta de 6h já estava operando normalmente. Já travessia entre Guarujá e Bertioga estava paralisada pela manhã, mas já voltou aos trabalhos. Em Bertioga, um curto-circuito aconteceu na região central da cidade e causou apagão na região. As imagens mostram as faíscas em um poste.

Vídeo: Aconteceu em Bertioga

Outra imagem mostra um letreiro que acabou despencando na cidade bertioguense. Em nota, a Prefeitura informou, que no momento, o trecho da Avenida Anchieta, na altura do número 1862, no Centro, está interditado devido à queda de fios. De acordo com a Secretaria de Segurança e Mobilidade, todas as equipes da pasta, sendo: Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) e os agentes de sinalização estão empenhadas para sinalizar, fiscalizar, interditar e recuperar os locais prejudicados pela ventania.

Também há interdição nas imediações da Escola Estadual William Aureli, no bairro Rio da Praia, e do Terminal Rodoviário Albatroz, por conta de riscos de telhas voarem.

Sobre a queda do outdoor, não houve chamado para a Secretaria de Segurança e Mobilidade. A pasta ressalta que a placa caiu dentro de um terreno particular.

Segundo a secretaria, uma equipe da Distribuidora de Energia Elektro está no local para reestabelecer a rede de energia.

Vídeo: Aconteceu em Bertioga

Em Praia Grande, uma árvore de 10 metros caiu no bairro Vila Sônia. Ninguém ficou ferido.

Vídeo: Praia Grande Mil Grau

Já no bairro Nova Mirim, também em Praia Grande, um portão de uma casa foi arrancado pelo vento. Repare na imagem que mostra o momento que ele é arrancado. No mesmo bairro, próximo a Rua 1º de Janeiro, um incêndio foi registrado. Neste caso, ninguém se feriu.

Vídeo: Praia Grande Mil Grau

Um supermercado no Jardim Melvi também foi atingido pela ventania.

Foto: Reprodução

Em nota, a administração municipal informou, que não houve ocorrências de gravidade provocadas pelos fortes ventos registrados nesta madrugada (13). Houve queda de algumas árvores e as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) já estão nas ruas para tomar as providências. A Defesa Civil municipal acompanha a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual e pede que a população entre em contato através dos telefones 199 e 153.

Em Mongaguá, a fachada do mercado Mais, localizado na avenida Monteiro Lobato, despencou por causa dos fortes ventos. A Defesa Civil registrou 11 ocorrências, sendo elas: seis quedas de árvores e cinco quedas de fachadas de comércio. Além disso, a equipe está realizando rondas na Cidade, buscando fazer a estimativa de tombamento de muros e portões de construções e danos na rede elétrica.

Foto: Reprodução

No município de Guarujá, a estrutura da quermesse no bairro Perequê foi afetada. Algumas tendas que estão montadas foram destruídas; veja o vídeo. A Defesa Civil de Guarujá informou que os ventos alcançaram sua máxima na madrugada desta quinta-feira (13), às 03h25 chegando a 83.8 km/h. Foram registradas, até o momento, três quedas de árvore no bairro Jardim Las Palmas e, em Vicente de Carvalho, sem vítimas.

Vídeo: Guarujá Mil Grau

Em nota, a Prefeitura de Santos informou, que a Defesa Civil municipal atende as ocorrências, na Rua julio Conceição  n⁰ 87, na Vila Mathias e Rua Visconde de Cairú, próximo do bairro Vila Belmiro. Ambas estão parcialmente bloqueadas pela CET. A Defesa Civil também atende o chamado na Rua da Paz n⁰ 78, no Boqueirão. A Defesa Civil informou, que a intensidade máxima de rajadas de vento foi de 88,75 Km/h às 03:30.

Segundo a Administração municipal, a Coordenadoria de Paisagismo (COPAISA) está providenciado o corte e a supressão dia vegetais.

Foto: Reprodução

Em São Vicente, uma árvore caiu no bairro Esplanada dos Barreiros.

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informa que a Defesa Civil foi acionada para as ocorrências de queda de árvore sobre rede elétrica na Rua Marquês de São Vicente com Bento Viana; Árvore obstruindo a via na Rua Tupã; Árvore obstruindo via pública na rua Antônio Pedro de Jesus, na Náutica 3; Árvore obstruindo a calçada afetando a entrada e a saída de três casas na Avenida Celulla Mater, no Parque Continental; Árvore de grande porte com possibilidade de queda na Rua Martins Fontes, na Esplanada dos Barreiros.

Na cidade de Cubatão, o telespectador Anderson Abreu enviou imagens de uma árvore que caiu na Rua Ana Maria, de frente ao número 519, no bairro Jardim Casqueiro. Segundo o morador, o portão de um vizinho, que mora em frente também caiu.

Vídeo: Anderson Abreu/ Arquivo pessoal

Na cidade de Peruíbe, a administração municipal informou, que as equipes foram comunicadas sobre a queda de duas árvores. Uma no Perequê, que está atrapalhando a circulação de veículos, e outra no Bananal, que possivelmente esteja causando o mesmo problema.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS