As cidades da Baixada Santista registram várias ocorrências na madrugada desta quinta-feira (13), devido aos fortes ventos que atingiram o Litoral de São Paulo, por conta de um ciclone extratropical, que passou na região Sul do Brasil.
Por conta dos ventos, a Autoridade Portuária de Santos (APS) registrou uma queda pontual de energia, e, além disso, parte do alambrado da ciclovia caiu, perto da Estátua do Trabalhador. A travessia de barcas entre Santos e Guarujá ficou paralisada entre 3h20 e 4h20, mas por volta de 6h já estava operando normalmente. Já travessia entre Guarujá e Bertioga estava paralisada pela manhã, mas já voltou aos trabalhos. Em Bertioga, um curto-circuito aconteceu na região central da cidade e causou apagão na região. As imagens mostram as faíscas em um poste.
Outra imagem mostra um letreiro que acabou despencando na cidade bertioguense. Em nota, a Prefeitura informou, que no momento, o trecho da Avenida Anchieta, na altura do número 1862, no Centro, está interditado devido à queda de fios. De acordo com a Secretaria de Segurança e Mobilidade, todas as equipes da pasta, sendo: Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) e os agentes de sinalização estão empenhadas para sinalizar, fiscalizar, interditar e recuperar os locais prejudicados pela ventania.
Também há interdição nas imediações da Escola Estadual William Aureli, no bairro Rio da Praia, e do Terminal Rodoviário Albatroz, por conta de riscos de telhas voarem.
Sobre a queda do outdoor, não houve chamado para a Secretaria de Segurança e Mobilidade. A pasta ressalta que a placa caiu dentro de um terreno particular.
Segundo a secretaria, uma equipe da Distribuidora de Energia Elektro está no local para reestabelecer a rede de energia.
Em Praia Grande, uma árvore de 10 metros caiu no bairro Vila Sônia. Ninguém ficou ferido.
Já no bairro Nova Mirim, também em Praia Grande, um portão de uma casa foi arrancado pelo vento. Repare na imagem que mostra o momento que ele é arrancado. No mesmo bairro, próximo a Rua 1º de Janeiro, um incêndio foi registrado. Neste caso, ninguém se feriu.
Um supermercado no Jardim Melvi também foi atingido pela ventania.
Em nota, a administração municipal informou, que não houve ocorrências de gravidade provocadas pelos fortes ventos registrados nesta madrugada (13). Houve queda de algumas árvores e as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) já estão nas ruas para tomar as providências. A Defesa Civil municipal acompanha a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual e pede que a população entre em contato através dos telefones 199 e 153.
Em Mongaguá, a fachada do mercado Mais, localizado na avenida Monteiro Lobato, despencou por causa dos fortes ventos. A Defesa Civil registrou 11 ocorrências, sendo elas: seis quedas de árvores e cinco quedas de fachadas de comércio. Além disso, a equipe está realizando rondas na Cidade, buscando fazer a estimativa de tombamento de muros e portões de construções e danos na rede elétrica.
No município de Guarujá, a estrutura da quermesse no bairro Perequê foi afetada. Algumas tendas que estão montadas foram destruídas; veja o vídeo. A Defesa Civil de Guarujá informou que os ventos alcançaram sua máxima na madrugada desta quinta-feira (13), às 03h25 chegando a 83.8 km/h. Foram registradas, até o momento, três quedas de árvore no bairro Jardim Las Palmas e, em Vicente de Carvalho, sem vítimas.
Em nota, a Prefeitura de Santos informou, que a Defesa Civil municipal atende as ocorrências, na Rua julio Conceição n⁰ 87, na Vila Mathias e Rua Visconde de Cairú, próximo do bairro Vila Belmiro. Ambas estão parcialmente bloqueadas pela CET. A Defesa Civil também atende o chamado na Rua da Paz n⁰ 78, no Boqueirão. A Defesa Civil informou, que a intensidade máxima de rajadas de vento foi de 88,75 Km/h às 03:30.
Segundo a Administração municipal, a Coordenadoria de Paisagismo (COPAISA) está providenciado o corte e a supressão dia vegetais.
Em São Vicente, uma árvore caiu no bairro Esplanada dos Barreiros.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informa que a Defesa Civil foi acionada para as ocorrências de queda de árvore sobre rede elétrica na Rua Marquês de São Vicente com Bento Viana; Árvore obstruindo a via na Rua Tupã; Árvore obstruindo via pública na rua Antônio Pedro de Jesus, na Náutica 3; Árvore obstruindo a calçada afetando a entrada e a saída de três casas na Avenida Celulla Mater, no Parque Continental; Árvore de grande porte com possibilidade de queda na Rua Martins Fontes, na Esplanada dos Barreiros.
Na cidade de Cubatão, o telespectador Anderson Abreu enviou imagens de uma árvore que caiu na Rua Ana Maria, de frente ao número 519, no bairro Jardim Casqueiro. Segundo o morador, o portão de um vizinho, que mora em frente também caiu.
Na cidade de Peruíbe, a administração municipal informou, que as equipes foram comunicadas sobre a queda de duas árvores. Uma no Perequê, que está atrapalhando a circulação de veículos, e outra no Bananal, que possivelmente esteja causando o mesmo problema.