Presidente da Autoridade Portuária comenta o cenário do Porto de Santos e a implantação do túnel

Créditos: Divulgação

Desenvolvimento do Porto de Santos, acompanhamento da movimentação de cargas e a implantação do túnel submerso entre Santos e Guarujá. Estes tem sido os principais desafios que o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini tem encarado desde o início da gestão.

Nesta quinta-feira (13), ele esteve nos estúdios da TV Thathi Band Litoral, onde concedeu entrevistas para os programas da casa, onde fez um balanço sobre os temas ligados ao maior complexo portuário da América Latina. Para a THMais, ele explicou sobre os assuntos, especialmente sobre o tão aguardado túnel.

Segundo ele, está tudo certo e a previsão dos trabalhos é a partir de 2024. “O túnel é a prioridade do Ministério dos Portos e Aeroportos, o ministro Márcio França nos cobra diariamente sobre o cronograma. Estamos respeitando a risca o cronograma, analisando as questões burocráticas e financeiras. Pelo nosso cronograma, vamos publicar o edital no início de 2024 e a previsão das obras varia entre o segundo semestre de 2024 ou início de 2025”, conta.

Pomini também falou sobre como será a construção do túnel e garante que o prazo de construção será de três anos, com todos os veículos, inclusive o Veículo Leve sobre Trilhos, podendo circular. A exceção serão os caminhões inflamáveis.

“A obra não demanda tanto tempo, principalmente na construção das placas. Vamos seguir o exemplo de Dinamarca e Alemanha, onde elas farão construir por etapas, interligando as cidades e devemos levar em conta a circulação de pessoas e navios. A estimativa é que 80 mil pessoas circulem pelo túnel. As prefeituras e o governo federal estão com o empenho total em colocar esta obra na prática, algo discutido há 97 anos”.

Obras viárias

Todo porto que se preze, deve ter uma acessibilidade adequada e que possa receber todos os modais e cargas que chegam. No Porto de Santos não será diferente e o presidente Anderson Pomini, deu detalhes sobre o andamento das ligações na Alemoa e também no Estuário.

“O viaduto da Alemoa está sendo construído após parceria com a Rumo Logística. Nos reunimos e pedimos um cronograma para a implantação das obras. É necessário avaliar o impacto das obras. É necessário finalizar as obras que começaram. As pessoas esperam 40 minutos para acessar a cidade de Santos. Temos que terminar o que foi começado, especialmente a pavimentação e depois, vamos avançar para implantar o viaduto, previsto para começar no começo de 2024.

“Teremos três viadutos e duas passarelas a serem construídas pelo Porto, A Fips terá de passar o cronograma e assim cuidados das ações formais. Dessa forma aplicamos a celeridade nas obras e entregar as obras, beneficiando a população”.

Movimentação de cargas

O presidente da Autoridade Portuária celebrou o recorde de cargas movimentadas no Porto de Santos. Para Pomini, isto simboliza o crescimento da economia que o país vem recebendo.

“A recuperação da economia e a confiança do mercado mundial em nossa economia são fatores para que os exportadores e importadores podem trazer as mercadorias ao nosso Porto. A nossa equipe também mostrou o empenho ao movimentar 500 mil toneladas a mais, comparado com o mesmo período do ano passado”.

“Perdemos muito tempo discutindo se o Porto deve ser privado ou público. É melhor que o Porto funcione, principalmente em parceria público privada”.

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