RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Opositor joga água em premiê de Kosovo e inicia briga no Parlamento

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Parlamento de Kosovo foi palco de uma briga generalizada nesta quinta (13) após um deputado da oposição jogar água no primeiro-ministro. Naquele momento, o premiê nacionalista Albin Kurti falava sobre medidas para diminuir as tensões étnicas no norte do país.

Há muito opositores criticam a forma como Kurti lida com o tema, que inclusive já prejudicou relações com antigos aliados ocidentais, como os Estados Unidos e a União Europeia.

Um vídeo mostra quando Mergim Lushtaku, do Partido Democrático de Kosovo, aproxima-se e joga água no premiê e em seu vice. A briga, então, cresce quando outros membros da oposição e da coalizão governista se aproximam. Kurti foi afastado enquanto legisladores de ambos os lados se atacavam até a intervenção da polícia. De acordo com a mídia local, o premiê precisou ser escoltado para o lado de fora.

A tensão no norte do país se intensificou recentemente, quando prefeitos de etnia albanesa assumiram seus cargos na região após as eleições de abril —boicotadas pelos sérvios, que exigem a implementação de um acordo firmado há uma década para lhes dar mais autonomia. Os albaneses são 90% da população do Kosovo, enquanto os sérvios representam cerca de 5%.

Em maio, confrontos entre sérvios e policiais deixaram dezenas de pessoas feridas na região, o que trouxe à memória da população a onda de violência do final da década de 1990, que matou mais de 10 mil pessoas. De acordo com a Otan, 93 dos soldados da sua força de paz que estão no país ficaram feridos em confrontos no final de maio.

A tensão era crescente nos últimos dias, antes do estopim desta quinta-feira. Na quarta (12), Kurti disse ter concordado com a UE em reduzir a presença policial no norte e afirmou que realizaria novas eleições locais. O anúncio, de acordo com o jornal The Guardian, irritou a oposição, segundo a qual o premiê avançou e colocou em risco a diplomacia do país para recuar mais tarde.

Kosovo está mergulhado há três dias em um debate público sobre uma conversa de junho do ano passado entre a presidente do partido de Kurti, Mimoza Kusari-Lila, e o então legislador sérvio Slavko Simic. Na gravação do diálogo, publicada nesta semana pelo site local Nacionale, é possível ouvir Kusari dizendo que já falou ao telefone com um funcionário sérvio sancionado pelos EUA por crime organizado e atividades corruptas, Milan Radojcic. Ele também é procurado pelas autoridades de Kosovo.

Após a briga, o presidente do Parlamento, Glauk Konjufca, ordenou o adiamento da sessão por duas horas. “O que aconteceu no Parlamento do Kosovo é inaceitável e o uso da violência, punível”, afirmou.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS