SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Temor de bomba fiscal para próximos anos, recado de Lula ao centrão, mortes em áreas atingidas por ciclone no RS e outras notícias para começar este sábado (15).
PEC DOS PRECATÓRIOS
Tesouro vê bomba de R$ 200 bi com precatórios e sugere tirá-los do arcabouço fiscal. Sem alterações, problema aparecerá já em 2026, ano eleitoral, quando o governo Lula tiver de apresentar sua proposta de Orçamento.
POLÍTICA
Lula manda recado ao centrão em evento com Nísia e diz que ministra ovacionada não é trocável. Presidente diz ter orgulho de titular da Saúde e fala em ‘escolha pessoal do presidente da República’.
MERCADO
Programa de passagens a R$ 200 começará por aposentados; governo negocia cashback de taxa de embarque. A projeção é atingir 1,5 milhão de passagens ao mês na segunda etapa do programa.
POLÍTICA
Crise no PL de Bolsonaro gera disputa por deputados do partido e receio de ‘novo PSL’. Republicanos, MDB, PP, Patriota e Solidariedade tentam atrair descontentes, dizem parlamentares.
COTIDIANO
Mulher e duas crianças morrem em incêndio de casa após ciclone no RS. Autoridades suspeitam que vela tenha iniciado fogo em residência que estava sem energia elétrica em Rio Grande.
MERCADO
Motoristas da Uber aplicam golpe e cobram valores altos por viagens sem passageiro. Empresa diz estar comprometida em atualizar processos internos e proteger usuários; companhia pede a passageiros que não compartilhem código de segurança pelo chat do aplicativo.
COTIDIANO
Professora é suspeita de insultar policial que dava palestra sobre racismo em escola. Docente de escola estadual em Pinhais, no Paraná, foi indiciada e afastada do cargo; caso foi relatado por estudantes.
EQUILÍBRIO E SAÚDE
Anvisa mantém recomendação para consumo de aspartame. Associação Internacional de Adoçantes emitiu anteriormente uma declaração reforçando a segurança do produto em dietas equilibradas.
CELEBRIDADES
Enteada de Pelé é reconhecida como herdeira do ex-jogador. Filhos concordaram com a adição de Gemima Lemos MacMahon como filha socioafetiva
saideira.
Redação / Folhapress