Afegãos refugiados no Litoral recebem cartão do SUS e passam a participar de programas do governo federal

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Todos os 128 afegãos que estão refugiados em Praia Grande, passam a ser inseridos nos programas sociais do governo federal. Uma das iniciativas foi a aquisição do Cartão Nacional de Saúde para o acesso aos serviços disponibilizados pelo SUS.

Segundo a prefeitura, eles também foram cadastrados no CadÚnico, que possibilita o acesso aos programas de transferência de renda do Governo Federal.

Pelo menos até o fim de julho, os afegãos devem ficar abrigados na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no bairro Solemar. Enquanto isso, equipes do governos do Estado e da União vão ao local para regularizar a situação dos documentos de identificação dos afegãos.

O visto humanitário recebido ao chegar país tem validade de 90 dias. Mas para a permanência definitiva, é necessária emissão de documentos nacionais.

O atendimento social de Praia Grande também visitou a colônia para cadastramento no CadÚnico, que possibilita o acesso aos programas de transferência de renda do Governo Federal. Após essa etapa, a Secretaria de Educação tem condições de efetuar as ações voltadas às crianças abrigadas.

O SUS para os afegãos

O Cartão Nacional de Saúde foi confeccionado aos afegãos. Ele garante acesso ao SUS, totalizando 132 documentos. Além disso, os refugiados foram cadastrados no Olostech, sistema municipal de informação que permite o atendimento nas demais Usafas da Cidade.

Desde o dia 30 de junho, data em que o grupo desembarcou na cidade, foram realizados diversos testes, vacinas e atendimentos de saúde no local. Eles já puderam contar com cerca de 200 atendimentos de saúde.

Já foram imunizadas 70 pessoas com vacinas contra a Covid-19, sarampo e pólio, além de serem disponibilizados 50 atendimentos médicos e de enfermagem. De maneira preventiva, foram realizados 22 testes de sífilis e 22 de HIV para os adultos, e, para as crianças houve 10 atendimentos de tracoma.

Ações semanais vêm acontecendo no município desde o dia 6 de julho, assim que foram cadastrados no sistema municipal. Todas as quintas-feiras, conforme pactuado com os governos estadual e federal e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), ações da Sesap são realizadas na Colônia.

Pela proximidade com a Colônia de Férias, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Solemar é o equipamento municipal indicado para atendimentos mais básicos. Também foi apontada a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia para acolher os pacientes que necessitem de atendimento emergencial.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS