Saudando Grandes Compositores da MPB – Antônio Villeroy

Hoje é aniversário do cantor e compositor gaúcho Antônio Villeroy.

E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira – que são tão importantes e têm uma contribuição tão significativa quanto cantores, intérpretes e músicos – nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.

Antônio-Villeroy-aniversário-
Conheça a história de Antônio Villeroy. | Foto: Reprodução/ Instagram

Nascido em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, Antônio Villeroy ganhou o seu primeiro violão aos 13 anos e começou imediatamente a interessar-se pela composição. Tirava músicas de ouvido como aprendizado, mas seu maior interesse era fazer suas próprias criações.

Depois de passagens por bandas, premiações em festivais e composições para espetáculos teatrais, lançou seu primeiro álbum, Totonho Villeroy, em 1991, com participações especiais de Toninho Horta e Renato Borghetti. Recebeu por esse disco o Prêmio Sharp de Revelação da Música Popular Brasileira e o Prêmio Açorianos na categoria Melhor Disco do Ano, prêmio que ganharia novamente em 1995, ao gravar o disco Trânsito.

A partir de 1994 e até 2009, Antônio Villeroy passou a fazer turnês regulares pela Europa, onde realizou cerca de duzentas apresentações em festivais, casas de jazz e bares de cidades da Alemanha, Suíça, Áustria, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha e França, Essa última tornou-se sua segunda casa, não só pela ascendência familiar, mas também pela afinidade com a língua e o povo francês. 

Foi lá que conheceu o produtor cultural François Mas, com quem idealizou e passou a produzir, a partir de 1996, o maior festival de música brasileira que acontece regularmente na Europa. É o Brasil Festival, evento com entrada franca, que acontece ao ar livre em pleno verão europeu na cidade de Sanary Sur Mer, à beira do Mediterrâneo, onde já cantaram artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Lenine, Margareth Menezes, Paralamas do Sucesso, Marcelo D2, Ana Carolina, Chico César, Daniela Mercury, Olodum, Elba Ramalho, Carlinhos Brown, Fernanda Abreu, O Rappa, Skank.

Em 1997, formou com os colegas Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro o projeto Juntos, em Porto Alegre. Em 1998, gravaram o primeiro disco ao vivo e, em 2001, o CD Povoado das Águas, ambos vencedores de diversos prêmios. Com essa formação, fizeram turnês pelo Brasil, Uruguai, Argentina e diversos países da Europa. 

Tendo Ana Carolina como sua principal intérprete, Antonio Villeroy mudou-se novamente para o Rio de Janeiro, no ano 2000, onde residiu até 2013, passando a ser um dos mais requisitados compositores da MPB.

Depois de Lupicínio Rodrigues, é o compositor gaúcho mais gravado mundialmente. Inúmeros artistas passaram a solicitar suas canções, que hoje podem ser ouvidas nas vozes e instrumentos de nomes como Ana Carolina, Maria Bethânia, Ivan Lins, Gal Costa, Zizi Possi, Seu Jorge, Jorge Vercillo, João Donato, Mart’nália, Paulinho Moska, Paula Lima e Belchior, entre outros artistas nacionais e internacionais.

Ele assinou sete canções do álbum mais vendido no Brasil em 2005, Perfil, da cantora Ana Carolina, que vendeu mais de um milhão de cópias. Em 2004, Villeroy lançou seu primeiro álbum gravado ao vivo e foi indicado, no ano seguinte, ao Grammy Latino de Melhor Canção da Língua Portuguesa, com a bossa São Sebastião, dedicada à cidade do Rio de Janeiro. 

A partir daí, sua carreira só cresceu mais e mais, nacional e internacionalmente. O compositor teve mais de 20 canções em novelas, sendo oito delas tendo ele mesmo como intérprete. Também teve uma dezena de canções em filmes nacionais, entre eles, Amores Possíveis, Casamento de Romeu e Julieta e Sexo Amor e Traição.

Entre os inúmeros sucessos compostos por Antonio Villeroy, escolhemos contar as histórias de dois de seus clássicos: Garganta e Entreolhares (The Way You’re Looking At Me).

Garganta (1999)

Garganta foi o primeiro grande sucesso de Antônio Villeroy e a canção que o fez ter o seu trabalho reconhecido no Brasil inteiro. Em 1999, ele estava em Belo Horizonte e foi assistir a um show de Ana Carolina em um café da cidade. A mineira de Juiz de Fora ainda não era uma cantora conhecida e fazia shows pelos arredores de Minas Gerais acompanhada de sua produtora.

Antônio conta que o show demorou bastante para começar, porque houve um blecaute na cidade, que ficou sem luz por algumas horas. Quando Ana finalmente começou a cantar, o compositor – que já estava na terceira garrafa de vinho – ficou tão impressionado com a cantora e se sentiu tão inspirado, que tirou uma agenda que levava na bolsa e escreveu, de uma vez só, quatro canções.

Uma dessas canções era Garganta, que Villeroy logo que acabou o show foi mostrar a letra – transcrita para um guardanapo – para Ana Carolina. A cantora gostou muito da letra, disse que tinha tudo a ver com ela e perguntou se a canção também já tinha melodia. Antônio disse que sim e mostrou ali para ela na hora. Ana pediu que o compositor gravasse a música e mandasse para ela.

Ele mandou e dois anos depois, Garganta entrou para o álbum de estreia da Ana Carolina – então com 25 anos – junto com outra composição de Villeroy: Tô Saindo, que abre o disco. O artista gaúcho conta que o diretor da gravadora de Ana na época não queria que Garganta entrasse para o álbum, por ele não ser um compositor conhecido.

Ainda bem que Ana Carolina insistiu em gravar a composição daquele que depois tornou-se seu grande amigo e um dos principais compositores dos grandes sucessos de sua carreira, sendo autor de hits como: Ela é Bamba, Rosas, e Uma Louca Tempestade (essa última em parceria com Bebeto Alves).

Antônio Villeroy e Ana Carolina também firmaram uma forte parceria na composição, sendo – juntos – autores de outros grandes sucessos da cantora como: Confesso, Aqui, Pra Rua Me Levar, Tolerância e Ruas de Outono.

Garganta fez tanto sucesso, que no mesmo ano de seu lançamento, entrou para a trilha da novela Andando nas Nuvens, da TV Globo.

Entreolhares (The Way You’re Looking At Me) (2009)

Outro grande sucesso composto por Antônio Villeroy junto com Ana Carolina é a canção Entreolhares (The Way You’re Looking At Me), de 2009. A música conta ainda com um terceiro parceiro especial: o cantor e compositor norte-americano John Legend. 

Antônio Villeroy e Ana Carolina já eram parceiros há muitos anos: Ana uma cantora de muito sucesso no Brasil inteiro e também no mundo, e Villeroy um compositor muito requisitado, tendo suas canções gravadas por nomes gigantes da música nacional e internacional.

Antônio fez uma melodia em 2007, inspirado pela bela vista do seu novo apartamento no bairro do Alto Leblon, no Rio de Janeiro, mas ele não conseguia colocar letra de jeito nenhum. Ele achava que a música não encaixava com uma letra em português e que devia ser cantada em inglês ou espanhol.

Ele queria inclusive mandar essa música para a Shakira, mas acabou mandando uma outra composição já com letra e melodia para a colombiana, quando conseguiu um contato com ela. Neste mesmo dia em que mandou outra música para a Shakira, a Ana telefonou para Antônio e falou: “Tenho a solução para aquela melodia que você acha que não cabe a letra em português e que queria mandar para a Shakira. Surgiu uma oportunidade de eu gravar com o John Legend, vamos pedir para ele fazer a parte em inglês dessa letra, junto com uma em português feita por nós”. 

Assim nasceu a parceria dos três artistas no super hit Entreolhares (The Way You’re Looking At Me), que foi lançado com sucesso por Ana Caroline em seu álbum, N9ve, de 2009.

​​Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Antônio Villeroy.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS