RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Casos de racismo no Brasil aumentaram 68% em 2022, mostra levantamento

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Casos de racismo no Brasil tiveram aumento de 68% em 2022. O dado é do Anuário de Segurança Pública, lançado nesta quinta-feira (20).

Foram registradas 2.458 ocorrências no último ano. Em 2021, houve 1.464.

Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina lideram o crescimento das notificações. No estado fluminense, por exemplo, o total de casos saltou de 127 para 312 em um ano.

Em menor proporção, a quantidade de notificações por injúria racial também aumentou no país. Foram 10.990 no último ano, ante 10.814 em 2021.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou em janeiro deste ano uma lei que equipara injúria racial ao crime de racismo.

A legislação vigente define como racismo a situação na qual a ofensa é dirigida a uma coletividade, enquanto a injúria racial ocorre quando a agressão é direcionada a um indivíduo. Não há previsão de fiança para nenhum dos dois.

Para Dennis Pacheco, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é muito comum que agentes de segurança classifiquem casos de racismo como injúria racial.

“Há indícios a demonstrar que as polícias, que já eram instituições refratárias à promoção de direitos de grupos subalternizados e discriminados, estão se tornando cada vez mais ideologizadas e atuantes, de várias maneiras, contra esses segmentos populacionais”, diz o pesquisador. “Sendo a polícia ferramenta do Estado, este se torna cúmplice”.

O levantamento recém-publicado não conseguiu todos os dados solicitados juntos às secretarias públicas de Bahia, Espírito Santo, Tocantins, São Paulo e Rio Grande do Sul.

BRUNO LUCCA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS