Na última semana, os dias frios e chuvosos ditaram o ritmo no inverno santista. A atenção é voltada com um olhar especial aos moradores em situação de rua. Em Santos, a prefeitura ampliou a oferta de vagas e agora são 20 novas vagas em sua rede de acolhimento.
De acordo com o município, espaços da Arena Santos foram adaptados para receber, em caráter emergencial. As pessoas que se encontram em situação de rua e que aceitem a oferta de acolhimento.
A adaptação do espaço na Arena Santos funcionará até agosto, mês em que estas novas 20 vagas passarão a ser oferecidas no Albergue Noturno, entidade parceira da Prefeitura.
No local, os abrigados recebem um kit de higiene, roupas limpas, podem tomar banho, jantar e têm uma cama para dormir. Também é oferecido café da manhã antes de deixarem o local pela manhã. O horário de funcionamento é das 18h30 às 7h da manhã.
O novo espaço funciona como uma extensão do Abrigo Emergencial de Inverno (Rua General Câmara, 249, Centro), que foi aberto em junho, oferecendo 50 vagas. Agora, já são cerca de 420 vagas na rede de acolhimento do Município.
Importância
A Secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, ressalta a importância da iniciativa por resgatar as pessoas das ruas.
“Ninguém merece morar nas ruas. Este acolhimento resolve a necessidade imediata de um banho, uma cama, uma refeição, roupas limpas, mas também inclui o contato destas pessoas com as equipes técnicas da Sedes, que vão dar o encaminhamento e apoio para que aquela pessoa consiga sair dessa situação tão vulnerável”.
A rede de acolhimento inclui ainda a Seção de Acolhimento e Abrigo Provisório de Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seacolhe-Aif) e Seção Abrigo para Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seabrigo-Aif). Também são oferecidas vagas nas instituições conveniadas – Albergue Noturno, Casa das Anas e a Casa de Passagem Êxodo.
Além dos abrigos, Santos conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Vila Nova), que oferece diversos serviços como ajuda na emissão de documentos e o recâmbio qualificado, que é a volta da pessoa à cidade de origem a partir do contato com a família ou com os serviços de assistência social do Município.
A Cidade conta também com o serviço de Abordagem Social, que funciona 24 horas por dia e busca a criação de vínculos com a população em situação de rua e o encaminhamento aos serviços do desenvolvimento social e à rede de acolhimento da Cidade. A abordagem pode ser acionada por meio do telefone 153.