Crianças e adolescentes participam de palestra de prevenção à vida em Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Todo cuidado com as crianças e adolescentes, referente ao humor, comportamento e reações devem ser observados de perto por pais, responsáveis e professores. E para orientar este público infanto-juvenil, a Prefeitura de Santos começou a realizar um trabalho de prevenção ao suicídio e à automutilação.

A ideia é ressaltar que estes cuidados não devem acontecer apenas no Setembro Amarelo, mas sim durante todo o ano. As ações ocorrem em alguns pontos da Cidade com intervenções sociais, que mesclam apresentações artísticas e conversa com psicólogo, para que os jovens reflitam sobre o assunto. As próximas ações acontecem no dia 29, no Marapé, e no dia 30, no Pantanal (Saboó). 

O evento conta com teatro de fantoches, da artista Carol Porto, que fala sobre gostar de si, de autoestima e de respeito, seguida da apresentação do Komboio Cultural, que abordará o tema de forma sutil por meio da música. Ao final, a psicóloga Tatiana Lopes fala com o sobre o assunto. A ideia não é só fazer uma apresentação, mas identificar situações e fazer o acompanhamento do grupo para ver quais mudanças ocorrem após as intervenções.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

A primeira apresentação aconteceu no último dia 18, na Vila Progresso. No Marapé, o encontro será em frente à quadra da Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20/26), no dia 29, a partir das 14 horas. Já no Saboó, o evento acontece no dia 30, na Sociedade de Melhoramentos do Pantanal (Rua Um s/nº), às 15h.

“Esta  é  uma proposta de trabalharmos com a prevenção, de forma ininterrupta, sobre várias  situações  que afetam a vida social e a qualidade de vida não somente das crianças, mas, consequentemente, de suas famílias e outros que convivem com elas, reforçando  a necessidade  de conscientização sempre”, afirma Suzete Faustina, chefe do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (Depacid).

Junto com a Coordenadoria Municipal da Infância e Juventude (Cojuv) – ambos ligados à Secretaria Municipal da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher) – desenvolveram as ações, que devem ser intensificadas em setembro, com intervenções ocorrendo em locais abertos, para atrair todo o público para conhecer o tema.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS