Celebrando os 45 anos da irmandade entre São Vicente e a cidade de Naha, no Japão, a prefeitura vicentina vai receber a delegação japonesa neste domingo (23). Os dois municípios possuem relação de cidades irmãs desde 1978, quando foi sancionada a Lei Municipal de nº 1784.
Segundo a prefeitura, o convênio entre as duas cidades busca contribuir para o desenvolvimento dos municípios e para a paz mundial por meio de intercâmbio cultural.
A visita retoma o vínculo institucional pós-pandemia e promove a aproximação de diversos pontos entre as prefeituras para desdobramentos de ordem cultural e profissional. “São Vicente e Naha têm muitas semelhanças e uma ótima relação consolidada nesses 45 anos de parceria. Queremos sair desse encontro com troca de experiências para fazer o melhor para as pessoas de nossas cidades”, falou o prefeito Kayo Amado (Podemos).
A recepção da comitiva ocorrerá a partir das 9h, no Paço Municipal. Durante a estadia dos representantes de Naha em São Vicente, será realizado um tour guiado pela Secretaria de Turismo (Setur) e uma sessão solene na Câmara Municipal.
Conheça Naha
Naha fica na costa da ilha principal de Okinawa e o foi o centro político e comercial do Reino de Ryukyu. É a maior cidade de Okinawa, lar de 60% dos moradores da ilha principal.
Também possui o único sistema ferroviário público de Okinawa que fornece rota através da cidade para a antiga capital de Shuri.