SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma das favoritas ao título da Copa do Mundo feminina de 2023, a seleção da Inglaterra estreou no torneio neste sábado (22) com vitória por 1 a 0 sobre a modesta equipe do Haiti. O duelo valeu pela primeira rodada do Grupo D.
Georgia Stanway anotou o gol das inglesas aos 29 minutos do primeiro tempo, em pênalti marcado com auxílio do VAR (árbitro assistente de vídeo) após a defensora Batcheba Louis ter bloqueado um cruzamento pelo alto com as mãos.
A goleira Kerly Théus chegou a defender a primeira batida, mas havia se adiantado de forma irregular sobre a linha do gol. A arbitragem ordenou a repetição da cobrança, e Stanway não desperdiçou.
Atual campeã da Europa, a Inglaterra passou a ter mais dificuldades do que o esperado diante da dedicada e organizada seleção haitiana. As caribenhas disputam a Copa pela primeira vez e ocupam apenas o 53º lugar no ranking da Fifa.
Mesmo com ampla posse de bola, as favoritas tinham dificuldades para finalizar com clareza e passaram a apostar em cruzamentos na parte final. Quando chegaram em boas condições, esbarraram em uma atuação segura da goleira Théus.
Enquanto isso, o Haiti conseguia assustar nos contra-ataques, em jogadas comandadas quase sempre pela camisa 10, Nerilia Mondesir.
O gol de empate quase saiu aos 36 minutos da etapa complementar, quando a armadora acionou Roseline Éloissaint com liberdade na área. Desta vez, quem brilhou foi a goleira inglesa Mary Earps, em defesa providencial com o pé esquerdo para salvar o chute cruzado e rasteiro da atacante hatiana.
A partida foi disputada diante de 44 mil espectadores no estádio de Brisbane, na Austrália.
Na segunda rodada, a Inglaterra enfrenta a Dinamarca, enquanto o Haiti encara a China. Ambos os duelos estão marcados para a sexta-feira (28).
INGLATERRA
Mary Earps; Bronze, Bright, Carter e Greenwood; Walsh, Stanway e Toone; Russo (Daly), Hemp (James) e Kelly. Técnica: Sarina Wiegman-Glotzbach
HAITI
Théus; Petit-Frère, Limage (Mathurin), Joseph e Kethna Louis; Jeudy, Pierre-Louis, Batcheba Louis (Joseph) e Mondésir; Dumornay e Borgella (Éloissaint). Técnico: Nicolas Delepine
Estádio: Suncorp Stadium, em Brisbane (Austrália)
Arbitragem: Emikar Caldera Barrera (Venezuela)
Assistentes: Migdalia Rodriguez e Mary Cristina Blanco Bolivar (Ambas da Venezuela)
Cartões amarelos: Hemp (ING); Daiana Pierre-Louis (HAI)
Gols: Stanway (ING), aos 29 minutos do primeiro tempo
Redação / Folhapress