Uma das cidades que mais respira o contato direto com a natureza e busca a preservação das áreas verdes, especialmente os manguezais é Bertioga. E para garantir que o aprendizado e a conscientização sejam repassados a todas as gerações, crianças em participado de atividades como o “Arca do Saber”.
Nele, os alunos aprender sobre a importância dos manguezais, mas também incentivar os alunos a se tornarem verdadeiros defensores desse ecossistema costeiro. E no Dia Internacional dos Manguezais, celebrado na quarta-feira (26), a ação foi mais do que válida.
Na visita, as crianças desceram ao manguezal e conheceram as árvores que compõem esse ecossistema e abraçaram simbolicamente várias árvores de mangue. Esta foi a maneira de demonstrar o compromisso em proteger esse importante ecossistema.
“Presenciar aquela experiência significativa vivida pelos alunos, ressalta a importância da preservação da natureza para gerações presentes e futuras”, destaca Mylene Vaz Pinto Lyra, Diretora de Educação Ambiental.
Durante o passeio, os alunos foram guiados pelos educadores ambientais, com o compartilhamento de informações valiosas sobre a biodiversidade ali existente e os desafios enfrentados na sua preservação.
Conheça o projeto
O Barco Escola ‘Arca do Saber’ é um projeto da Prefeitura de Bertioga, que conta com uma chalana com capacidade de transportar 36 pessoas.
O projeto é direcionado aos alunos do 5° ano das escolas municipais, sendo que também atende outras turmas das escolas públicas, escolas municipais, universidades e outras instituições.
Para o agendamento e mais informações sobre o Barco Escola ‘Arca do Saber’, basta entrar em contato com o Centro de Educação Ambiental pelo e-mail: [email protected].