Praia Grande recebeu nesta sexta-feira (28) a visita do secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho Neto, que veio conferir a situação dos cerca de 150 afegãos que estão abrigados na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no Bairro Solemar.
Ao poder público municipal, a autoridade do Governo Federal fez questão de agradecer toda a ação e acolhida da prefeitura. “Eu vim agradecer pessoalmente à Prefeitura de Praia Grande pelo
acolhimento realizado na Cidade junto aos refugiados afegãos, que foram tão bem recebidos e que estão sendo tão bem cuidados aqui”, enalteceu.
No encontro houve uma reunião com a prefeita Raquel Chini (PSDB) no Paço Municipal e, na sequência, ambos foram até à colônia de férias, onde hoje estão acolhidos cerca de 150 refugiados. Durante o encontro, o secretário nacional explicou que, até o final de agosto, os afegãos poderão ser transferidos para o futuro Centro de Refugiados que está sendo construído pelo Governo Federal.
O Secretário Nacional explicou que o acolhimento em Praia Grande será estendido por mais algumas semanas. “E, durante esse período, o Governo Federal montou um plano de acolhimento a longo prazo porque o fluxo de afegãos continuará. O Brasil tem uma política de vistos humanitários que permite que esse acolhimento seja feito. É um trabalho muito importante e está sendo muito bem coordenado”, explicou Botelho Neto.
Já a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, explicou que desde o primeiro momento colocou a Cidade à disposição para ajudar. “Inicialmente, só fiquei chateada porque esperava que o Governo
Federal definisse as ações junto com o Município. Mas depois tudo se ajeitou, o trabalho fluiu e Praia Grande segue realizando essa ação tão linda e humana junto aos refugiados. São histórias de vida
comoventes, que vão ficar para sempre nos corações de todos”.
E, como explicou a prefeita, durante esse trabalho nasceu uma pequena afegã praia-grandense. “Na quinta-feira, dia 27, nasceu no hospital Irmã Dulce a Helen, filha de uma das refugiadas acolhidas na Cidade. Não consigo nem imaginar o quanto foram difíceis os primeiros meses de gravidez dela, mas tenho certeza que este último mês, aqui em Praia Grande, ela se sentiu acolhida e pôde ter um final de gestação mais tranquilo. Agora eu só não sei se a pequena é uma afegã praia-grandense, ou uma praia-grandense afegã”, brincou.
Histórico
Os refugiados afegãos chegaram à Cidade em 30 de junho e, desde então, estão instalados na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no Bairro Solemar. A Prefeitura de Praia Grande realiza diversos serviços de saúde, como aplicação de vacinas e atendimentos odontológicos, entre outros.
Além disso, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia é a referência no acolhimento dos pacientes que necessitam de atendimento emergencial.