As frutas do grupo das tangerinas, como as mexericas, as bergamotas, a ponkan e a murcote, estão em alta nesta época do ano por estarem no período de colheita. As principais delas que circulam por Campinas e região são as variedades ponkan e a murcote.
As tangerinas são frutas que apresentam vários compostos com ação antioxidante, substâncias que têm a capacidade de proteger as células do organismo evitando doenças, os quais incluem a vitamina C, carotenoides e polifenóis.
Passam pelo Mercado de Hortifrutigranjeiros das Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) mais de 15 mil toneladas destas frutas durante a safra. No ranking, o grupo das tangerinas ocupa o 11º lugar na comercialização dos produtos ofertados na Ceasa.
Segundo Ricardo Munhoz, diretor Agricultura da Ceasa Campinas, o Estado de São Paulo é o maior produtor nacional de tangerinas e concentra cerca de 80% da produção nacional. No período de sazonalidade, o preço tende a baixar no atacado, diz o diretor.
Além das tangerinas, esta época do ano costuma favorecer também a qualidade de algumas hortaliças em razão do clima mais seco e temperaturas mais amenas. O inverno proporciona condições climáticas em que as pragas e as doenças se propagam mais lentamente o que resulta em hortaliças mais bonitas e com menor necessidade de pulverizações.
Alfaces, por exemplo, costumam crescer mais antes de florescer ou pendoar (apresentar pendão). Os tomates e outros frutos amadurecem mais lentamente e duram mais em casa, por exemplo a banana, o mamão e o abacate. Quanto menores as temperaturas, essas frutas produzem menos etileno, o hormônio natural do amadurecimento, destaca.
VALORES NUTRICIONAIS
As tangerinas são frutas que apresentam vários compostos com ação antioxidante, substâncias que têm a capacidade de proteger as células do organismo evitando doenças, os quais incluem a vitamina C, carotenoides e polifenóis. Sua principal característica é o elevado teor de vitamina C, responsável pela produção de colágeno, absorção de ferro, fortalecimento do sistema imune entre outros importantes processos do organismo.
Uma unidade de tangerina ponkan fornece de 70 a 80% da necessidade diária de vitamina C. Além disso, a tangerina contém em sua composição vitamina A e médios níveis de compostos fenólicos e minerais como cálcio e ferro, além de ser fonte de fibra alimentar.
São usualmente consumidas ao natural e também em forma de suco, mas podem compor diversas receitas como bolo, pudins, sorvetes e molhos. A facilidade do descascamento e o aroma típico dessa fruta são os maiores atrativos para o consumo.
RECEITA
Bolo de Tangerina
Ingredientes
3 tangerinas
4 ovos
3/4 de xícara (180 ml) de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar (270g)
2 xícaras de farinha de trigo (240g)
1 colher de sopa de fermento (15g)
MODO DE PREPARO
Lavar as tangerinas e cortar duas delas em fatias com a casca, retirar o miolo e as sementes. Usar a terceira tangerina para extrair o suco e reservar.
Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e a farinha de trigo, junto com as tangerinas picadas e o suco até ficar bem homogêneo.
Por último, misturar o fermento.
Colocar a massa em uma assadeira untada e enfarinhada.
Assar em forno pré-aquecido a 180°C por 45 minutos aproximadamente.