A Guarda Civil Municipal prendeu, na tarde de sexta-feira (28/07) em Atibaia, um homem que aplicava o golpe do aniversário. O suspeito simulava a entrega de presentes e cobrava valores exorbitantes das vítimas. Para não ser preso, ele chegou a fugir das equipes, transitando pela contramão da Rodovia Fernão Dias, e acabou colidindo com uma viatura da GCM.
- Homem é preso em Piracicaba após tentar matar o próprio pai
- Sete homens foram presos em desmanche de caminhões em Campinas
De acordo com a corporação, a motocicleta utilizada nos golpes foi identificada pela Central de Operações e Inteligência (COI) depois que crimes semelhantes de estelionato foram registrados na cidade. Na sexta, a moto foi detectada pela Muralha Digital e localizada por uma equipe transitando na Al. Lucas Nogueira Garcez.
Ao perceber que seria abordado o homem começou a fugir e acessou a Rodovia Fernão Dias, em alta velocidade, pela contramão de direção. Durante o acompanhamento, o suspeito colidiu com uma viatura da GCM e tentou continuar a fuga a pé, mas logo foi contido. As equipes localizaram com ele máquinas de cartão e um bolo.
O golpe funcionava da seguinte forma: o golpista descobria a data de aniversário das vítimas, entrava em contato e dizia que tinha um presente para entregar. Quando a pessoa descia até o portão, o homem informava que era necessário pagar a taxa de entrega e que só aceitava o pagamento no cartão. As máquinas tinham o visor danificado e a vítima não notava que estava passando um valor bem maior do que o informado.
O homem foi encaminhado para a Delegacia, onde confessou os crimes. Ele vai responder por estelionato, dano ao patrimônio e resistência. A polícia civil investiga os casos e a participação de outras pessoas no esquema.