Foi preso neste domingo (30), o suspeito de dar o tiro que matou o policial da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), Patrick Bastos Reis, no Guarujá, na última quinta-feira (27). Ele foi encontrado por policiais na Zona Sul de São Paulo e a confirmação veio pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), por meio das redes sociais.
De acordo com o chefe do Executivo Estadual, além dele, outros três já foram presos, com importante trabalho da equipe de inteligência da polícia. “A justiça será feita. Nenhum ataque aos nossos policiais ficará impune”, declarou Tarcísio de Freitas.
Após a captura do suspeito, a Justiça decretou a prisão temporária e depois, nesta segunda-feira (31), ele terá de passar por audiência de custódia.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito de ter matado o policial da ROTA foi identificado como Erickson David da Silva. O disparo foi dado de uma altura de 50 metros.
Saldo da Operação Escudo
A ‘Operação Escudo’ reforçou o policiamento em Guarujá, com aproximadamente 600 agentes, logo após a morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis. O objetivo era capturar os criminosos responsáveis pela ação contra os policiais.
Além do suspeito de atirar no PM, outras cinco pessoas foram detidas e pelo menos 10 homens morreram em confrontos com os agentes durante a operação. Esta informação foi revelada pela Corregedoria da Polícia Militar.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), antes do suspeito do disparo, uma mulher de 27 anos e quatro homens, com idades entre 22 e 33 anos, foram capturados em flagrante na última sexta-feira (28). Eles foram conduzidos à Delegacia do Guarujá, onde o caso foi registrado como homicídio, tentativa de homicídio e associação ao tráfico de drogas.