A Polícia Civil e técnicos da EDP descobriram que dois hotéis em Aparecida realizavam furto de energia elétrica, por meio de fraude. A estimativa é que os estabelecimentos tenham desviado cerca de R$ 100 mil.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com a EDP, os peritos encontraram alterações nos medidores de energia, caracterizando furto, ou seja, parte da energia consumida não era paga.
Os responsáveis pelos estabelecimentos foram encaminhados à delegacia para responder sobre o crime de furto de energia, que pode gerar pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
Os proprietários irão arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo, conforme a regra da Resolução ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Energia elétrica
De acordo com as normas da Aneel, a tarifa de energia abrange também as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.