O próximo Quintal dos Prettos já tem data e local em agosto! O evento que celebra a tradicional roda de samba é comandado pelo duo Prettos, formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira.
Previsto para acontecer sempre no 1º domingo do mês, na cidade de São Paulo, a festa recebe mais de 2 mil pessoas por edição, e conta mais 10 conceituados músicos paulistas, além de Magnu e Maurilio, mantendo o samba quente por 4 horas seguidas, sem intervalo.
O encontro está marcado para domingo (06/08), a partir das 14h, no Espaço Maria Zélia.
Sobre o “Quintal dos Prettos”
Idealizado pelo duo Prettos, a ação mensal tem como finalidade proporcionar ao público, em seus encontros, a real atmosfera das antigas rodas de samba, que aconteciam na década de 1980, em vários lugares deste país.
Foi nesta época que o estilo alcançou o seu apogeu e revelou grandes nomes como:
- Grupo Fundo de Quintal;
- Almir Guineto – “O Rei do Pagode”;
- Leci Brandão;
- Jorge Aragão;
- Zeca Pagodinho;
- Jovelina Pérola Negra;
- e tantos outros.
O Quintal dos Prettos ganhou o seu primeiro registro audiovisual em 2019, intitulado “Quintal dos Prettos Ao Vivo”. Projeto, que conta com as participações ilustres de Maria Rita, Emicida, Arlindinho, Salgadinho e Fred Camacho, acumula mais de 12 milhões de visualizações nas plataformas digitais.
A ideia do Quintal dos Prettos é, sobretudo, unir para ampliar o diálogo, a tolerância e o respeito. Jovens, adultos, idosos e crianças são bem-vindos.
A proposta também abre espaço para o fomento de negócios periféricos, recebendo, por evento, cerca de 20 empreendedores da cidade que expõem e comercializam seus produtos, fortalecendo assim a corrente da economia criativa.
Prettos
Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira são cantores, instrumentistas, compositores, arranjadores, atores e produtores. Juntos, completam 25 anos de trajetória na música popular brasileira, com colaborações de nomes como:
- Beth Carvalho (madrinha da dupla);
- Maria Rita;
- Diogo Nogueira;
- Jair Rodrigues;
- Emicida;
- Paulo Miklos;
- e muitos outros.
Os irmãos integraram o grupo Quinteto em Branco e Preto por 18 anos e fundaram, no ano 2000, o projeto Comunidade Samba da Vela, movimento de grande expressão na cena do samba brasileiro, espelho e referência para o surgimento de mais de 100 comunidades de samba no país. A intenção dos irmãos é clara: manter viva a tradição do samba.
O duo foi entrevistado por Adriana Couto, no +Preta, da Novabrasil. No programa, os artistas contaram mais detalhes sobre sua história com o samba e como surgiu a ideia do projeto: