A liberdade e potência feminina de Lila, no Vitrine

Com seu primeiro trabalho solo lançado em 2015 , Lila foi uma das três indicadas pelo júri do Prêmio Multishow como “Artista Revelação”. Depois do amadurecimento com o álbum Puérpera, Lila se prepara para lançamento de novo álbum.

Amapaense de documento, mas carioca por vivência (desde os 3 anos), a cantora, compositora e produtora Lila foi escolhida como uma das apostas para 2016 do Spotify. No mesmo ano, lançou, em parceria com o DJ João Brasil, a faixa “Não Fui Eu, Foi o Carnaval” e o single feminista “Não é Não”, em parceria com o DJ e produtor Leo Justi, do selo/festa Heavy Baile.

Em outubro de 2017, Lila lançou o EP “Lila canta Carnaval”, fruto do show que fez especialmente para o programa Versões, do Canal Bis, com repertório de músicas de carnaval repaginadas em estilo diferente das gravações originais.

Lila lançou o single “Selvageria”, onde ela mesma desenhou, animou e editou o videoclipe. A música, segundo a artista, é um convite à liberdade, baseada no arquétipo da mulher selvagem que havia lido no livro da Clarissa Pínkola, “Mulheres que correm com os lobos”.

Em 2021 lançou Puérpera, com sonoridade contemporânea e junto a uma zine digital (uma publicação periódica, distribuída por e-mail ou postada num site).

O álbum chega após um longo período de reclusão desde a gestação do primeiro filho da cantora, o Benedito, e lança um olhar poético e sincero sobre maternidade e o processo de voltar a se reconhecer como mulher após se tornar mãe.

O disco, produzido por Diogo Strausz (conhecido por trabalhos com Alice Caymmi e BaianaSystem) e Tomás Tróia (responsável pelas produções de Duda Beat, ao lado de Lux Ferreira), reúne composições próprias e uma colaboração com a artista carioca Letrux, na faixa “Gira”, que, além de compositora, participa recitando um texto de autoria da Mãeana, na abertura da faixa.

Para 2023, Lila prepara seu mais novo disco “Verana” e sua estreia como produtora. O primeiro single chamado “Erva Daninha”, com participação do produtor paulistano Rico Manzano, saiu no início de maio e o álbum está previsto para a estação mais quente do ano, o verão.

Lila fala sobre novo álbum em produção, no Vitrine | Foto: Pedro Garcia/Montagem Novabrasil

“A luta por um mundo melhor para as mulheres é meu caminho e minha salvação.” diz Lila

Em sua trajetória como cantora, Lila participou também dos grupos Mulheres de Hollanda e Quarteto Primo (indicado a melhor grupo de MPB no Prêmio da Música Brasileira em 2012), gravou com Menescal, Guinga e Francis Hime e é hoje vocalista do bloco de carnaval carioca Fogo e Paixão.

Em entrevista para Lívia Nolla, Lila reflete sobre a importância do olhar feminino e o quanto sente que amadureceu com o disco Puérpera.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS