RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Junta golpista no Níger fecha espaço aéreo em reação a ameaça militar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cúpula militar que assumiu o poder do Níger fechou o espaço aéreo do país neste domingo (6) ante ameaça de intervenção de países que integram a Cedeao (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental). De acordo com os militares, qualquer violação à ordem dada receberá resposta imediata.

A Cedeao havia estabelecido um prazo para a reintegração do presidente eleito do país, Mohamed Bazoum, que se esgota neste domingo. Anunciado há uma semana, o ultimato recebeu o apoio da União Europeia e dos Estados Unidos.

Bazoum está preso desde o dia 26 de julho, quando a junta militar do Níger, Intitulada Conselho Nacional de Salvaguarda, assumiu o país sob a liderança do general Abdourahamane Tiani.

Ao tomar o poder, o grupo afirmou que colocaria um “ponto final no regime que deteriorou a segurança nacional devido à má gestão”.

Neste domingo, quase 30 mil simpatizantes do grupo se reuniram em um estádio na capital Niamey para expressar apoio e ouvir os discursos da junta.

Segundo a AFP, o ministério da Defesa da Itália seguiu a movimentação da França e Espanha e ordenou a retirada de 65 militares. Outros voos estavam programados até o fechamento do espaço aéreo.

Países como a Nigéria, que faz fronteira com o Niger, pedem o fortalecimento de uma saída política e diplomática. Alguns comandantes da Cedeao, no entanto, já definiram um plano para uma eventual intervenção militar no país. Senegal colocou o exército à disposição do bloco.

Apoiadores do Níger, como Mali e Burkina Fasso, que também contam com governos antidemocráticos, disseram que uma intervenção seria considerada “declaração de guerra”.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS