MPB: 50 anos de 4 álbuns emblemáticos

Não dá para falar de MPB sem lembrar da década de 1970! Marcada por diversos sucessos que repercutem até os dias de hoje, a década foi de extrema importância para o desenvolvimento da MPB, influenciando gerações posteriores. Entre a década, o ano de 1973 merece destaque, isso porque foi palco de álbuns emblemáticos! 

Foi em 1973 que artistas que se tornaram grandes nomes da música lançaram álbuns como Pérola Negra (Luiz Melodia), João Bosco (João Bosco), Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha) e muitos outros. 

Poderíamos ficar horas aqui relembrando álbuns emblemáticos lançados em 1973, mas, por ora, destacamos 4 que marcaram a época, são eles: Krig-Ha, Bandolo (Raul Seixas), Secos & Molhados (Secos & Molhados),  Milagre de Peixes (Milton Nascimento) e Nelson Cavaquinho (Nelson Cavaquinho). 

A seguir, relembre os destaques de cada álbum, que agora completam 50 anos!

álbuns emblemáticos da MPB
Relembre álbuns emblemáticos da MPB. | Foto: Montagem/ Divulgação.

Relembre 4 álbuns da MPB emblemáticos que completam 50 anos

Não podemos falar desses álbuns emblemáticos sem antes trazer um breve panorama do contexto histórico. Vale lembrar que o Brasil vivia a época do chamado “Milagre Econômico”, o que refletiu no baixo custo para produzir discos, que, consequentemente, traziam bom retorno financeiro. 

Além disso, a década de 1970 foi antecedida por dois grandes marcos: a bossa nova e o tropicalismo, que, certamente, influenciaram a produção musical brasileira que surgiu nos anos seguintes. 

Relembre cada um dos quatro álbuns! 

1. Krig-Ha, Bandolo – Raul Seixas

Raul Seixas já vinha impressionando o cenário musical brasileiro com suas canções audaciosas. Foi em 1973 que ele lançou seu primeiro álbum, Krig-Ha, Bandolo, que até hoje é um marco do rock nacional graças às suas letras e musicalidade únicas. 

Entre os principais sucessos do álbum, temos canções como Metamorfose Ambulante, A Hora do Trem Passar e How Could I Know?

2. Secos & Molhados – Secos & Molhados

Mais um álbum que completa 50 anos é Secos & Molhados do grupo de mesmo nome. O disco também marcou a estreia do grupo e traz sucesso como as canções Sangue Latino, Rosa de Hiroshima, As Andorinhas e muito mais. 

3. Milagre dos Peixes – Milton Nascimento

Começando com o Clube da Esquina, Milton Nascimento teve sua estreia como cantor solo com o álbum Milagre dos Peixes. Mesmo diante dos desafios da Ditadura Militar e tendo canções censuradas, o artista emplacou sucessos como Os Escravos de Jó, A Chamada e Hoje é Dia de El-rey. 

4. Nelson Cavaquinho – Nelson Cavaquinho

Nelson Cavaquinho revolucionou a música brasileira com suas letras únicas, carregadas de sentimentos conflitantes, como paixão e melancolia. O artista também foi um dos nomes que lançou o álbum em 1973, lançando seu disco que carrega seu nome, Nelson Cavaquinho. 

O álbum traz sucessos como A Flor e o Espinho, Folhas Secas, Quando Eu Me Chamar Saudade e muito mais.

Curtiu relembrar esses álbuns emblemáticos da MPB que completam 50 anos?! Não tem como negar que 1973 foi um ano de ouro para a MPB! Para continuar acompanhando conteúdos como esse, fique ligado(a) na Novabrasil

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS