A equipe do Balanço Geral, programa da Thathi Record Tv de Campinas, flagrou na última quarta-feira (2), dezenas de ônibus do transporte público da cidade de Limeira circulando com a identificação de letras e números das placas apagada. Após a reportagem ser exibida, a Prefeitura e a SanceTur (SOU LIMEIRA), empresa responsável pelo serviço, anunciou a renovação de 20% da frota. Os novos veículos foram entregues na sexta-feira (4), mas ainda é possível notar irregularidades nos coletivos.
O jornalismo da emissora retornou ao município e fez uma “blitz” no terminal rodoviário na companhia do prefeito Mário Botion (PSD). Foi possível identificar novos modelos em operação, porém ainda foram registrados placas com os sinais de identficação prejudicados. Mário disse que a administração já notificou a empresa “a secretaria de mobilidade já autuou a empresa que está providenciando a substituição das placas. A informação que tivemos é que o material das placas está prejudicado e os produtos químicos utilizados na lavagem comprometeu a identificação. A empresa já está tomando as providências” disse o chefe do executivo.
A SOU Limeira informou por meio de nota que dos 100 ônibus estão em operação na cidade, 20 foram trocados. A renovação da frota é uma exigência contratual que ocorre périódicamente. “Estabelecemos um padrão de excelência para o serviço de transporte e trabalhamos para oferecer a frota mais moderna do País aos nossos clientes”, declarou o diretor de Operações, Fabio Bortolatto.
Botion comentou que os veículos atendem as exigências contratuais. “A empresa colocou ônibus com data de 2020 para circular. Mesmo sendo novos, fizemos a renovação de 20% com veículos ano 2023 conforme prevê o contrato. O que aconteceu é uma questão técnica que já está sendo sanado e resolvido, dentro em breve as placas serão trocadas. A empresa é responsável por sanar esses problema” finalizou.
Os novos veículos, segundo o poder público, entraram em circulação nesta segunda-feira (08). Além dos 100 da frota regular, o contrato prevê 24 coletivos reservas que são utilizados em eventuais necessidades, como, por exemplo, na manutenção.
CÓDIGO DE TRÂNSITO:
Por meio de nota o DETRAN-SP informou que circular com as placas sem a coloração adequada e exigida por lei, conforme determina o inciso VI do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consiste em infração gravíssima.