O Agosto Lilás está em andamento para alertar as mulheres do perigo da violência doméstica e familiar. Por isso, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, estará ativamente envolvida nas ações da campanha.
De acordo com a administração, o Agosto Lilás é uma campanha criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), instrumento que mecanismos para coibir as diversas formas de violência praticadas contra mulheres, sejam elas físicas, sexuais, psicológicas, morais ou patrimoniais.
As atividades que acontecerão por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) serão voltadas para mulheres de 29 a 59 anos e ocorrerão a partir das 14h no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), situado no Bairro Chácaras.
Início
A abertura do evento ocorreu nesta terça-feira, dia 8, com uma recepção de acolhimento. Em seguida, houve uma enriquecedora Exposição Dialogada conduzida pela psicóloga Júlia Paolucci Sampaio, seguida por uma Roda de Conversa com Thalita Walperes, secretária de Segurança e Mobilidade de Bertioga. Por fim, o evento foi encerrado com uma belíssima apresentação da Dança do Sagrado Feminino, conduzida pela terapeuta holística Silvia Victória.
As ações ocorrerão no CRAS – Bairro Chácaras, a partir das 14h:
Dia 15 de agosto:
Recepção de Acolhimento;
Aula de Defesa Pessoal com o Centro Santista de Krav Maga.
Dia 22 de agosto:
Recepção de Acolhimento;
- Vivência de Sensibilização “Reconhecendo a violência contra a mulher”;
- Troca de Experiência com mulheres que sofreram violência;
- Ensaio Fotográfico “Eu, sem filtros”.
Dia 29 de agosto:
Recepção de Acolhimento com exibição de vídeo;
- Apresentação da Peça Teatral “Amarras – os nós que nos prendem” com Camila Manfrinato;
- Vivência Musical;
- Oficina de Macramê: Confeccionando Chaveiro.