Alunos de 63 unidades de ensino de São Vicente estão participando do Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE). A ideia do projeto é fazer a coleta do óleo de cozinha usado e, simultaneamente, conscientizar a comunidade escolar da preservação ambiental.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa promove boas práticas relacionadas à reciclagem e ao meio ambiente, empoderando os alunos como agentes de mobilização. Além disso, cerca de 30 professores participam ativamente de formações oferecidas pelo Programa, enriquecendo suas experiências acerca do tema conscientização ambiental.
No total, 858 litros foram coletados nas escolas da rede de educação, resultando na premiação de quatro delas: UE Monteiro Lobato (duas vezes), UE Pastor Joaquim, UE Gilson Kool e UE José Borges. Os prêmios entregues no final do primeiro semestre variam e incluem um jogo de panela, churrasqueira e mixer de alimentos.
O projeto
De acordo com a administração, o Programa Meio Ambiente nas Escolas é promovido em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e integra a 3ª Gincana Sustentável Solidária, promovida em março, o PMANE é uma iniciativa integrada que une organizações civis, setor público e privado para conscientizar sobre o descarte correto de resíduos sólidos.