Santistas vão em busca de título mundial de canoagem em Samoa

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Duas gerações e um mesmo objetivo: o título mundial de canoagem. É assim que dois canoístas santistas se preparam para Campeonato Mundial de Va’a, conhecido como canoa havaiana, em Samoa. Gabriel Miranda e Cauê Serra, da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes).

Eles defendem a equipe Hoemana/Clube de Regatas Vasco da Gama/Liga Santista de Va’a e Turma do Remo e já estão remando nas águas das ilhas da Polinésia, na Oceania, que disputam na próxima semana. Duas diferentes gerações que prometem brigar por medalhas ao lado dos melhores atletas do planeta.

Gabriel Miranda, conhecido como Mirandinha, representará o Brasil na categoria júnior V1 (individual). Ele garantiu a vaga após o título brasileiro no ano passado. E vem fazendo uma temporada vitoriosa neste ano, faturando os títulos nacionais de V1, V2, V6 e a prata no V3.

Agora, Mirandinha vai medir forças no local que é o berço do esporte contra os melhores atletas da modalidade, vindos do Havaí, Taiti e Nova Zelândia.

“Me sinto preparado, corri todas as provas neste ano e me saí bem. Será um desafio competir com esses remadores. Quero chegar em primeiro, mas com certeza saio daqui com muito aprendizado para a vida e para o esporte”, diz o jovem, que está classificado para representar o Brasil, em cinco categorias, no Pan-Americano da modalidade, que será em outubro, em Vitória, no Espírito Santo.

Para falar sobre o outro santista que estará no Mundial, é necessário falar sobre a preparação de Mirandinha, que vem sendo treinado por Cauê Serra, referência na modalidade em Santos e no País, e que tem um currículo vitorioso com cinco títulos de campeão brasileiro individual e um vice-campeonato mundial por equipes.

“O Mirandinha vem treinando muito desde o ano passado. Treino junto com ele para ele chegar no meu ritmo. Hoje já temos uma disputa equilibrada e às vezes ele me supera e eu fico muito feliz, porque ele está em um nível alto e já estou preparando ele para a próxima categoria”, conta Cauê, 40 anos, que embarcou para a Oceania como técnico e responsável pelo atleta de 16 anos.

Sua presença em Samoa, aliada ao seu currículo e ao seu treinamento, fez com que a Confederação Brasileira da modalidade convocasse Cauê para disputar o Campeonato Mundial em duas categorias, na equipe open e na máster (+40 anos).

“Estou muito feliz de estar guiando a nova geração, vendo que ele está chegando no nível que eu já tive e agora, que vou competir, muito animado para representar o Brasil”, diz o canoísta.

Mirandinha reforça a importância de Cauê do seu lado. “É sempre bom ter o técnico do lado. Ele está sempre me ajudando e agilizando as coisas pra mim, com a sua experiência, até para se comunicar com as pessoas daqui”, relata Mirandinha.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS