Renato Luciano, um Turista do Mundo, no Vitrine

Depois do sucesso do aclamado álbum, “De Toda Cor” (2017), cuja a canção-título conta com a participação de nomes como Ney Matogrosso, Oswaldo Montenegro e Paulinho Moska, Renato Luciano, convidado do Vitrine da semana, mostra que é um “Turista do Mundo”, título de seu mais novo trabalho.

Saiba mais:

Álbum de Renato Luciano já contou com participações de Ney Matogrosso, Oswaldo Montenegro  | Foto: Divulgação

Renato Luciano

Multiartista mineiro, nascido em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, Renato Luciano lançou o seu primeiro álbum, “Seu Novo Par”, em 2012.

Com canto ao mesmo tempo doce e intenso, composições poderosas e interpretação visceral, o artista mescla influências de uma cultura musical ampla que passa pela música caipira, influências sonoras dos anos 70, e mistura samba com folk, rock com mariachi e jazz com baião.

Poeta, Renato Luciano costuma dizer, com sabedoria, que o amor é um lugar super visitado e ainda tão pouco compreendido. Ainda acrescenta que em um mundo tão violento, a doçura é o que há de mais rebelde. Ele fala sobre a liberdade de ser o que se é.

Em 2016, lançou o EP “Pra Dançar com a Vassoura” e, em 2017, o aclamado segundo álbum, “De Toda Cor”, cuja importante e necessária canção-título – que fala sobre respeito e diversidade.

O artista já atuou também em importantes musicais brasileiros como “Gonzagão A Lenda”, “A Ópera do Malandro”, “Macunaíma”, “Jackson do Pandeiro” e “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, fez séries, filmes e participações em novelas.

Em 2021, Renato Luciano também se uniu ao ator e cantor Rainer Cadete para o projeto “Leves e Reflexivas”, em que trazem canções leves para refletir e canções reflexivas. A ideia do projeto, que alguns singles e um EP, é falar de temas sociais forte, porém com uma roupagem singela e dançante. O último single da dupla, Farinha do mesmo saco, contou com a participação de Vanessa da Mata.

Em 2022, Renato Luciano lançou o álbum “Turista do Mundo“, bastante autobiográfico, em que ele traz a diversidade para a musicalidade com uma linguagem experimental e acessível, vivências profundas de amor, existencialismo, impermanência, protesto e doçura. Finaliza o álbum com a mensagem de que a solução para todo o mal é o amor.

“A palavra ‘salvação’ só pode ser empregada em um sentido plural. O artista, ao se salvar, ele salva outros também.” diz Renato Luciano

Na conversa com Lívia Nolla, Renato Luciano falou sobre o seu início na música, a forma orgânica como ele foi se entendendo um compositor e o quanto ele acredita que a simplicidade é o que há de mais sotifisticado.

O artista mineiro refletiu sobre artistas que o inspiraram, como Charles Chaplin, Michael Jackson, Paulinho Moska, Adriana Calcanhotto, Legião Urbana, Maurício Pereira, Clube da Esquina, Clarice Lispector, Raul Seixas.

O teatro também foi tema da conversa. Renato falou sobre a experiência de integrar a companhia Barca dos Corações Partidos. O artista refletiu sobre fazer um teatro musical originalmente brasileiro, que fale do que é o Brasil, com elementos da nossa cultura.

Renato Luciano é o convidado da semana no Vitrine, da Novabrasil | Foto: Divulgação/Montagem
Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:


COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS