Na manhã desta terça-feira (15), cidades do Vale do Paraíba foram atingidas pelo apagão nacional. Segundo a EDP, clientes da sua área de cobertura tiveram o fornecimento de energia impactado devido a uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN). A concessionária é responsável pela distribuição de energia em 70 municípios do Espírito Santo e 28 cidades de São Paulo.
Leia mais notícias da região aqui
Em relação ao Vale do Paraíba, a rede elétrica de distribuição da EDP foi normalizada imediatamente. Houve registros de falta de energia em várias cidades da região, tanto no Vale do Paraíba quanto no Litoral Norte.
A causa da ocorrência está sendo apurada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Apagão nacional
Em nota divulgada na manhã de hoje, o ONS informou que a queda de energia que atingiu diversos estados brasileiros, por volta das 8h30, ocorreu por causa de uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões.
De acordo com o Operador Nacional, foram interrompidos 18.900 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05 e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, às 9h33. O SIN foi 100% recomposto às 14h49.
As causas da interrupção continuam sendo apuradas.