Polícia ouve testemunhas enquanto equipes buscam por indigenista e jornalista desaparecidos no Amazonas

 A Polícia Civil do Amazonas ouviu ontem o depoimento de novas testemunhas sobre o desaparecimento do indigenista brasileiro da Funai Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, na região do Vale do Javari. 

Soldados do Exército estão em Atalaia do Norte, que se tornou a base da operação de buscas. Bruno Pereira era alvo constante de ameaças por combater a ação de invasores, como pescadores, garimpeiros e madeireiros. O Vale do Javari é a região com a maior concentração de povos indígenas isolados do mundo. 

O governo do Amazonas enviou três mergulhadores e dois especialistas em incursões na selva. A mobilização inclui a Polícia Federal, a Marinha, a Funai e voluntários. Segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari, há pelo menos um ano Bruno Pereira era ameaçado. 

No domingo, quando desapareceram, eles haviam se deslocado com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que atua perto do Lago do Jaburu. O jornalista pretendia realizar algumas entrevistas com os habitantes daquela região. Segundo os relatos, os dois desapareceram quando faziam o trajeto da comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte. 

Pelas redes sociais, Alesandra Sampaio, esposa de Dom Phillips, faz um apelo às autoridades brasileiras.

O presidente Jair Bolsonaro disse que espera que Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips sejam encontrados “brevemente”. De acordo com Bolsonaro, duas pessoas foram detidas pela Polícia Federal e são investigadas. O presidente disse que a região onde ocorreu o desaparecimento é “completamente selvagem” e “onde tudo pode acontecer”. Acrescentou que a viagem que os dois faziam no Amazonas “é uma aventura que não é recomendável.”

 

Da Redação

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS