Como forma de garantir a segurança e a conscientização dos alunos da rede municipal de educação de Bertioga, a cidade passa a contar com o “Projeto do Bem”. Segundo a administração, o programa que vem para somar com as medidas de segurança das escolas do município.
A aula inaugural aconteceu na quarta-feira (16), e contou com a presença de 100 alunos. Segundo a prefeitura, entre os temas trabalhados com os alunos estão: bullying, cyberbullying, inteligência emocional, direitos, deveres, sociedade, cidadania, entre outros. A formação será ministrada pela Guarda Civil Municipal (GCM).
“O aprendizado do curso pode e deve ser levado para a vida dessas crianças, e elas podem ensinar pais e amigos. Além de aprenderem também que a GCM está ao lado delas”, ressaltou Thalita Walperes, secretária de Segurança e Mobilidade.
O projeto é elaborado pelas secretarias de Educação e de Segurança e Mobilidade de Bertioga e passará por todas as escolas municipais, seguindo o cronograma preparado pelas duas pastas.
O secretário de Educação, Rubens Mandetta, falou sobre a relevância do projeto no ambiente escolar. “A proposta garante um resgate de cidadania, com ele ensinaremos coisas fundamentais, como o comportamento no trânsito, enfrentamento contra o bullying, entre outras ações. É realmente um projeto que busca despertar a cidadania nas nossas crianças”, destacou.
A segurança
Além da presença da GCM, todas as escolas das redes municipal e estadual da cidade contam com monitoramento eletrônico por 24 horas, por meio dos totens operados pelo Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe), que contam com botão de emergência, que quando acionado contata direto o 153 na central de monitoramento do Coibe.
Além das ações da GCM, o Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) há mais de um ano vem realizando segurança em frente às escolas municipal e estadual, a fim de efetivar um tráfego seguro, sobretudo, nos horários de entrada e saída dos estudantes.