Aconteceu nessa quinta-feira (17), a 8ª edição da Feira de Profissões na UME Colégio Santista, em Santos. Representantes de 13 empresas e instituições fizeram atendimento aos jovens do 9º ano e Ciclo 2 do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de 21 unidades municipais de ensino, conhecerem diferentes profissões e conversarem sobre o assunto.
Segundo a administração, com palestras em três períodos, painéis, rodas de conversa e demonstrações práticas, a feira buscou incentivar os alunos a continuar os estudos e a buscar profissionalização, com foco em apresentar oportunidades em empresas e instituições de ensino público.
Empreendendo na área da beleza, Mariana Assis falou com os participantes sobre os desafios de ter a própria empresa e os encorajou a fazerem o que gostam.
“Os jovens precisam entender que conseguem empreender com o que gostam e que desde cedo precisamos ter essa consciência de que com esforço conseguimos realizar nossos sonhos”.
Conversando com os alunos, a Instrutora de Atividades Esportivas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Bianca Cavazzini, junto à sua equipe, apresentou cursos disponíveis na instituição. “Eles ainda não podem fazer curso técnico, pois ainda estão no ensino fundamental, mas é importante saberem que em um futuro próximo podem fazer cursos e especializações. Estamos apresentando os cursos rápidos da Formação Inicial Continuada, para que eles conheçam todas as oportunidades”.
Para finalizar, a Chefe da Seção de Ensino Fundamental e Educação Profissional (Sefep), Cristina Torquato, comentou sobre a importância de reunir profissionais para conversar com os alunos. “Precisamos oportunizar os alunos da nossa região e incentivar os alunos da EJA a dar continuidade nos estudos e saberem das oportunidades de bolsas de estudos e profissões”.